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Ajuste do débito dos injetores Common Rail


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Hailton Viana Junior
11 de outubro de 2010

 

Os injetores CRI (Common Rail Injector) Bosch são os que apresentam mais possibilidades de ajuste do débito de injeção

Conforme a largura e a tabela de pontos de ajuste você pode facilmente alterar a quantidade de débito do injetor. No total, são cinco pontos de ajuste:


• Ajuste do débito de plena carga - feito através do calço do curso da agulha do bico injetor;
• Ajuste do débito de marcha lenta: feito através do calço da mola da agulha do bico injetor;
• Ajuste de carga parcial: feito através da arruela que ajusta a distância do induzido na bobina;
• Ajuste da pré-injeção: feito através da arruela que ajusta o curso da esfera; e
• Ajuste da carga parcial: feito também através do calço da mola do induzido, porém este ajuste altera também a quantidade de retorno do injetor.



Note na tabela que sempre um ajuste causa uma pequena alteração em outro ponto, por isso é preciso se estabelecer uma sequência para que um ajuste não estrague o outro.


Para se realizar o ajuste do débito do injetor primeiro temos que comprovar que a estanquiedade está dentro dos limites, caso contrario o trabalho será em vão.


Para realização dos testes é preciso utilizar um equipamento que simule a situação real do veículo, ou seja, uma bancada capaz de gerar a pressão máxima de trabalho bem como o pulso de injeção idêntico ao usado pelo veículo. Não é possível realizar o ajuste apenas como o tradicional teste de bico.


Deve-se ainda seguir uma tabela de procedimento de teste e valores nos quais os injetores devem ficar dentro dos limites estabelecidos
Muito importante é que além dos injetores ficarem dentro desta tabela eles não podem ter uma diferença entre si maior que 5% do débito de injeção.


É sempre aconselhável que se substitua o bico injetor para realização do ajuste do débito do porta injetor, pois você pode acabar tendo que desregular o porta injetor todo em função de um bico com problemas de vazão.
A experiência tem mostrado que em média a durabilidade de um bico injetor fica em torno de 100.000km a 150.000km.
A recomendação para que o sistema trabalhe sempre sem ter problemas é de se fazer uma manutenção preventiva a cada 100.000km. Nesta manutenção troca-se a esfera, o reparo, os orings e o bico injetor.
Na próxima edição falaremos sobre reparo do porta injetor. Até lá.

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