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Os injetores CRI (Common Rail Injector) Bosch são os que apresentam mais possibilidades de ajuste do débito de injeção
Conforme a largura e a tabela de pontos de ajuste você pode facilmente alterar a quantidade de débito do injetor. No total, são cinco pontos de ajuste:
• Ajuste do débito de plena carga - feito através do calço do curso da agulha do bico injetor;
• Ajuste do débito de marcha lenta: feito através do calço da mola da agulha do bico injetor;
• Ajuste de carga parcial: feito através da arruela que ajusta a distância do induzido na bobina;
• Ajuste da pré-injeção: feito através da arruela que ajusta o curso da esfera; e
• Ajuste da carga parcial: feito também através do calço da mola do induzido, porém este ajuste altera também a quantidade de retorno do injetor.
Note na tabela que sempre um ajuste causa uma pequena alteração em outro ponto, por isso é preciso se estabelecer uma sequência para que um ajuste não estrague o outro.
Para se realizar o ajuste do débito do injetor primeiro temos que comprovar que a estanquiedade está dentro dos limites, caso contrario o trabalho será em vão.
Para realização dos testes é preciso utilizar um equipamento que simule a situação real do veículo, ou seja, uma bancada capaz de gerar a pressão máxima de trabalho bem como o pulso de injeção idêntico ao usado pelo veículo. Não é possível realizar o ajuste apenas como o tradicional teste de bico.
Deve-se ainda seguir uma tabela de procedimento de teste e valores nos quais os injetores devem ficar dentro dos limites estabelecidos
Muito importante é que além dos injetores ficarem dentro desta tabela eles não podem ter uma diferença entre si maior que 5% do débito de injeção.
É sempre aconselhável que se substitua o bico injetor para realização do ajuste do débito do porta injetor, pois você pode acabar tendo que desregular o porta injetor todo em função de um bico com problemas de vazão.
A experiência tem mostrado que em média a durabilidade de um bico injetor fica em torno de 100.000km a 150.000km.
A recomendação para que o sistema trabalhe sempre sem ter problemas é de se fazer uma manutenção preventiva a cada 100.000km. Nesta manutenção troca-se a esfera, o reparo, os orings e o bico injetor.
Na próxima edição falaremos sobre reparo do porta injetor. Até lá.