O Mercedes-Benz 2423K é equipado com o motor OM 906 LA de 6 cilindros em linha turboalimentado que gera 231 cv a 2200 rpm e 810 Nm entre 1200 e 1600 rpm. O gerenciamento do motor é eletrônico e conta com diversos sensores que trabalham com sinal do tipo PWM, que exige atenção e conhecimento para não cometer erros durante o diagnóstico.
Por isso, consultamos o instrutor Celso Corsino, e André Bernardo, da Design Mecânica, que cedeu o equipamento Easy Test que dispõe de funções especiais para interpretação desses sinais.
Diagnóstico
Uma característica desse caminhão é a existência da tomada de força no câmbio, dispensando adaptação na instalação de básculas. Isto significa que a central PLD e ADM já saem de fábrica parametrizadas para que o motor se adapte sem falhas ou variações quando a tomada de força estiver em ação.
Estas condições severas de uso podem fazer com que o motor venha a apresentar algumas falhas ou funcionamento irregular.
Para veículos que operam em mineradoras, a limpeza do sensor de rotação e do sensor de fase é primordial para evitar que o motor venha apresentar irregularidades de funcionamento.
Esta irregularidade de funcionamento, provocada por sujeira no sensor de fase, ocorre também com caminhões que operam em estradas, devido ao acumulo de material metálico. Outra dica é verificar com o multímetro o funcionamento do pedal do acelerador, que para a linha Mercedes-Benz, opera com 24 V e apresenta duas pistas (PWM 1 e PWM 2).
Podemos ver na figura 2, as pistas dos potenciômetros 1 e 2, interno ao pedal. Porém, estes potenciômetros estão conectados internamente ao circuito, mostrado na figura 3, que tem a função de gerar um sinal PWM para a cental ADM.
Bem, o que realmente interessa nisto tudo é: como testar? Como avaliar se as saídas PWM 1 e PWM 2 , estão em perfeitas condições?
Para isto, vamos medir com um voltímetro a tensão de alimentação e a tensão de saída, através do conector do pedal.
Medir entre o terminal 5 e a massa = 20V a 24V
Medir entre o terminal 6 e a massa = 20V a 24V
Sinal PWM 1 :
medir entre o terminal 02 e massa :
pedal em repouso : 13,50V a 15,50V;
pedal pressionado : 07,50V a 9,50V;
Sinal PWM 2 :
medir entre o terminal 04 e massa :
pedal em repouso : 03,50V a 04,50V;
pedal pressionado : 09,00V a 11,00V;
Outro sensor que irá apresentar variação em relação as outras aplicações Mercedes-Benz é o sensor de pressão do óleo lubrificante, que neste caso terá 03 terminais:
Terminal 1 : Saída do sinal
Terminal 2 : Negativo - massa
Terminal 3 : Positivo – 5 V
TENSÃO PRESSÃO
0.8 V 0 BAR
4.5 V 5.0 BAR