1 – O que é e qual a função da válvula EGR?
Com o objetivo de redução das emissões das taxas de NOx formadas durante a combustão nos motores diesel algumas montadoras adotam para aplicações em picapes e vans a estratégia de redução do NOx na combustão o sistema de recirculação dos gases de escape (EGR) no intuito de baixar as temperaturas de queima do diesel e consequente redução das concentrações de NOx.
Válvula EGR – Recirculação dos gases de escape
A massa de gases recirculados é essencialmente composta de ar residual que não foi envolvido no processo de combustão anterior e nos produtos de combustão (dióxido de carbono e vapores de água em particular). Os dois últimos compostos químicos têm uma capacidade térmica maior que o ar que substituem. Portanto, a capacidade térmica média da carga total, ar de entrada fresco e gases de exaustão recirculados será maior. Graças a esta capacidade térmica aumentada da carga total, há uma diminuição na temperatura da chama com a consequente redução na taxa de oxidação do combustível; tudo isso produz uma desaceleração no processo de formação de óxido de nitrogênio (NOX).
De acordo com o regime de trabalho a central de injeção comanda o motor da EGR permitindo a passagem de gases de escape para o coletor de admissão. Para que esse fluxo ocorra naturalmente a central comanda também uma borboleta motorizada na entrada da admissão para criar uma depressão suficiente no coletor de admissão afim de provocar a sucção dos gases de escape.
Fluxo dos gases de escape recirculados
2 – Principais componentes do sistema EGR
Abaixo temos um exemplo de um sistema de recirculação dos gases de escape e seus principais componentes. Em seguida falaremos um pouco desses componentes e suas principais falhas e cuidados.