Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. ZF Aftermarket ensina como trocar a bomba de direção hidráulica no Canal Amigo Bom de Peça

ZF Aftermarket ensina como trocar a bomba de direção hidráulica no Canal Amigo Bom de Peça


Bomba de direção hidráulica da marca TRW incorpora os mais avançados padrões de tecnologia e qualidade

Da Redação
24 de agosto de 2022

A ZF Aftermarket, por meio do Programa Amigo Bom de Peça, plataforma de desenvolvimento e capacitação gratuita para mecânicos de todo o Brasil, disponibilizou um treinamento sobre como realizar a troca da bomba de direção hidráulica da marca TRW.  

A bomba de direção hidráulica da marca TRW é o componente de direção responsável pela pressão e vazão do fluído hidráulico por todo o sistema, acionada através de uma polia e correia de acionamento do motor. Tem como principal função reduzir o esforço físico do motorista na condução do veículo.

Quando apresenta defeito, algumas consequências são o vazamento externo através do vedador e braçadeiras das mangueiras, vazamento interno por desgaste dos componentes e ruídos por aeração e cavitação. Esses defeitos podem provocar a perda de vazão com o não acionamento da caixa de direção, causando a ineficiência do fluxo de óleo e maior esforço do motorista para condução do veículo.

Para iniciar a troca é preciso levantar o veículo e fazer a coleta do óleo hidráulico para descarte, retirar o reservatório e suas mangueiras de alta e baixa pressão e soltar os parafusos de fixação e a correia.

Uma observação importante foi destacada durante o treinamento: antes de retirar a correia de acionamento, anotar sua posição com as polias e só depois removê-la. A partir desse momento, a bomba de direção hidráulica pode ser retirada, tomando-se muito cuidado para não bater a polia e danificar o alojamento da correia.

Para fazer a substituição da polia é preciso fixar a bomba danificada em uma morsa e retirar seus parafusos, fazendo a operação contrária para colocá-la na bomba nova. 

Na sequência, já pode ser iniciada a operação de colocar a peça nova no veículo, apertando seus parafusos de fixação, colocar a correia de acionamento na mesma posição, reinstalar o reservatório e as mangueiras de baixa e alta pressão e fazer o processo de sangria, retirando o ar do sistema para garantir o perfeito funcionamento do sistema de direção hidráulica.

O Programa de treinamento à distância da ZF Aftermarket Amigo Bom de Peça, está no ar desde abril de 2017 e já atingiu cerca de 120 mil seguidores no Facebook, 26 mil inscritos e entregou 145 mil certificados no Brasil. Nele é possível encontrar treinamentos das marcas do portfólio ZF, LEMFORDER, SACHS, TRW E WABCO.

Acesse agora: www.amigobomdepeca.com.br e ao final dos estudos você tem um certificado exclusivo te esperando.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Uso indevido do MEI pode gerar multas e impedir crescimento das oficinas mecânicas
Pitstop
Pitstop
O Volks Festival está de volta! O evento, que reúne experiências e condições especiais para os modelos da marca, abre as portas na nova temporada em São Paulo
Pitstop
Pitstop
BMW Série 3 celebra marco de 45 mil unidades produzidas no Brasil com nova cor: Arctic Race Blue