Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. ZF Aftermarket ensina como trocar a bomba de direção hidráulica no Canal Amigo Bom de Peça

ZF Aftermarket ensina como trocar a bomba de direção hidráulica no Canal Amigo Bom de Peça

Bomba de direção hidráulica da marca TRW incorpora os mais avançados padrões de tecnologia e qualidade

Da Redação
24 de agosto de 2022

A ZF Aftermarket, por meio do Programa Amigo Bom de Peça, plataforma de desenvolvimento e capacitação gratuita para mecânicos de todo o Brasil, disponibilizou um treinamento sobre como realizar a troca da bomba de direção hidráulica da marca TRW.  

A bomba de direção hidráulica da marca TRW é o componente de direção responsável pela pressão e vazão do fluído hidráulico por todo o sistema, acionada através de uma polia e correia de acionamento do motor. Tem como principal função reduzir o esforço físico do motorista na condução do veículo.

Quando apresenta defeito, algumas consequências são o vazamento externo através do vedador e braçadeiras das mangueiras, vazamento interno por desgaste dos componentes e ruídos por aeração e cavitação. Esses defeitos podem provocar a perda de vazão com o não acionamento da caixa de direção, causando a ineficiência do fluxo de óleo e maior esforço do motorista para condução do veículo.

Para iniciar a troca é preciso levantar o veículo e fazer a coleta do óleo hidráulico para descarte, retirar o reservatório e suas mangueiras de alta e baixa pressão e soltar os parafusos de fixação e a correia.

Uma observação importante foi destacada durante o treinamento: antes de retirar a correia de acionamento, anotar sua posição com as polias e só depois removê-la. A partir desse momento, a bomba de direção hidráulica pode ser retirada, tomando-se muito cuidado para não bater a polia e danificar o alojamento da correia.

Para fazer a substituição da polia é preciso fixar a bomba danificada em uma morsa e retirar seus parafusos, fazendo a operação contrária para colocá-la na bomba nova. 

Na sequência, já pode ser iniciada a operação de colocar a peça nova no veículo, apertando seus parafusos de fixação, colocar a correia de acionamento na mesma posição, reinstalar o reservatório e as mangueiras de baixa e alta pressão e fazer o processo de sangria, retirando o ar do sistema para garantir o perfeito funcionamento do sistema de direção hidráulica.

O Programa de treinamento à distância da ZF Aftermarket Amigo Bom de Peça, está no ar desde abril de 2017 e já atingiu cerca de 120 mil seguidores no Facebook, 26 mil inscritos e entregou 145 mil certificados no Brasil. Nele é possível encontrar treinamentos das marcas do portfólio ZF, LEMFORDER, SACHS, TRW E WABCO.

Acesse agora: www.amigobomdepeca.com.br e ao final dos estudos você tem um certificado exclusivo te esperando.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket lança novos kits de embreagem SACHS para veículos leves
Pitstop
Pitstop
Como um carro atinge o nível máximo de segurança
Pitstop
Pitstop
MERCADO LIVRE CONVIDA: GESTÃO DE ESTOQUE E PRODUTOS