Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. ZEN orienta como trocar impulsor de partida com sistema stop spline

ZEN orienta como trocar impulsor de partida com sistema stop spline

Instalada em caminhões leves e médios fabricados pela MAN Latin America e pela Mercedes-Benz, item possui um batente que alinha as peças do motor elétrico

Caique Silva
28 de agosto de 2017

Sempre próxima dos reparadores, a ZEN acredita que o cuidado redobrado em cada uma das etapas de troca de uma peça faz toda a diferença. Como forma de cumprir esse compromisso, confira a seguir como é feita a substituição do impulsor de partida com sistema stop spline. O principal diferencial dessa nova tecnologia é um batente, que limita a avanço da peça e garante o alinhamento correto dos componentes do motor elétrico.
O produto equipa os caminhões leves e médios fabricados pelas montadoras alemãs MAN Latin America e Mercedes-Benz (série 29 MT) e traz como principais vantagens melhor performance e menor nível de ruídos durante o acionamento do propulsor.
Os técnicos da ZEN alertam que, apesar de a substituição desta peça (códigos 1679 e 1805) ser uma operação simples, feita em apenas quatro etapas, é necessário ter atenção especial a cada uma delas: se algo não for feito corretamente, o motorista poderá enfrentar problemas no motor.

Troca do componente:
1. O primeiro passo é retirar o anel ou a arruela do limitador;
2. Feito isso, movimente o impulsor no sentido do mancal da planetária. Na sequência, gire a peça para mudar o sentido da estria do impulsor com a estria livre do eixo do induzido ou da planetária;
3. Agora já é possível substituir o impulsor com falha por outro novo. Após a troca, repita o procedimento anterior até conseguir um travamento nas estrias no sentido de avanço;
4. Recoloque, então, o anel ou a arruela no limitador. Verifique se o impulsor está bem fixado e não sai das estrias do eixo induzido ou da planetária e, então, remonte o motor de partida. Pronto!

Mais dicas
O impulsor de partida com sistema stop spline é instalado junto ao motor de partida e é responsável por acionar o propulsor a combustão para que o veículo funcione. O diagnóstico de problemas é bem fácil: ao acionar a ignição, a peça é acionada, mas ela não consegue transmitir o torque para o veículo funcione. Em alguns casos, é emitido um alto nível de ruído durante a partida.
Os motores de partida são projetados para operar continuamente por um tempo máximo de 30 segundos. Caso o motor de combustão não entre em funcionamento ao final deste período, é necessário aguardar por, no mínimo, dois minutos para que ocorra o devido resfriamento da peça.
Os técnicos da ZEN recomendam ao motorista sempre fazer a manutenção preventiva do sistema de partida. Ao levar o carro para a oficina, é necessário solicitar ao reparador técnico uma checagem bem rigorosa nos parafusos de fixação do motor de partida, verificar o nível de carga da bateria e as condições dos cabos.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas