Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Banner WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2026. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. ZEN comemora 62 anos com novas linhas de produtos e crescimento da empresa no mercado aftermarket

ZEN comemora 62 anos com novas linhas de produtos e crescimento da empresa no mercado aftermarket

A ZEN S.A., empresa brasileira da indústria automotiva, foi fundada em 1960 pelos irmãos Nelson e Hylário Zen, e em maio comemora seus 62 anos

Da Redação
17 de maio de 2022

A atividade da empresa iniciou com a fabricação de peças para rádio e a partir de 1963 foram produzidos os primeiros impulsores de partida. Este produto mais tarde viria a ser o carro-chefe da empresa.

A empresa ganhou fama ao longo dos anos e em 1976 realizou sua primeira exportação. Em 1986 iniciou o fornecimento a um fabricante original (OEM) de motores de partida, além de se firmar cada vez mais no mercado de reposição.

Nos anos que seguiram, a empresa obteve as ISOs (9000, 9001, TS 16949), implementou o programa TQM (Total Quality Management) e incorporou novas linhas de produtos ao portfólio, como polias de alternador, tensores, kits de distribuição, mancais e planetárias. Mais recentemente, lançou os motores de partida, alternadores e rolamentos para o mercado de reposição latino-americano.

Leia também

  • Silicone ou Vedajunta Líquido: Qual Usar em Cada Situação no Motor?
  • Pequena, mas poderosa: como oficinas organizadas faturam mais sem precisar crescer em tamanho
  • Quanto fatura uma oficina mecânica e automotiva com uma boa gestão?
  • Carregamento de veículos elétricos e curiosidades sobre os carregadores

Cesar Tiago Nisch, Gerente de Vendas IAM, comemora o aniversário da empresa e destaca: “O objetivo agora é estar à frente do mercado em portfólio em todas as linhas de produto que atuamos, com a qualidade ZEN que já é reconhecida mundialmente. A empresa cresceu 6% em 2020, 38% em 2021 e crescerá pelo menos 20% em 2022. A nossa principal estratégia está na diversificação de mercados, produtos e segmentos. Com 50% da sua receita provinda da exportação e 50% do mercado doméstico, além de 65% do mercado de reposição e 35% do mercado original, a empresa está bem posicionada para continuar crescendo globalmente”.

Hoje a ZEN conta com aproximadamente 900 colaboradores e mais de 3.000 part numbers para o mercado de reposição e original. Para 2022/23, a previsão da empresa é lançar pelo menos três novas linhas de produto, investindo em ampliação de portfólio para fortalecer ainda mais a marca ZEN no mercado de autopeças.

Acessar Manuais Técnicos

Conteúdo
útil?

Faça login para avaliar

Foi útil?

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Silicone ou Vedajunta Líquido: Qual Usar em Cada Situação no Motor?
Pitstop
Pitstop
Pequena, mas poderosa: como oficinas organizadas faturam mais sem precisar crescer em tamanho
Pitstop
Pitstop
Quanto fatura uma oficina mecânica e automotiva com uma boa gestão?