Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. ZEN comemora 62 anos com novas linhas de produtos e crescimento da empresa no mercado aftermarket

ZEN comemora 62 anos com novas linhas de produtos e crescimento da empresa no mercado aftermarket

A ZEN S.A., empresa brasileira da indústria automotiva, foi fundada em 1960 pelos irmãos Nelson e Hylário Zen, e em maio comemora seus 62 anos

Da Redação
17 de maio de 2022

A atividade da empresa iniciou com a fabricação de peças para rádio e a partir de 1963 foram produzidos os primeiros impulsores de partida. Este produto mais tarde viria a ser o carro-chefe da empresa.

A empresa ganhou fama ao longo dos anos e em 1976 realizou sua primeira exportação. Em 1986 iniciou o fornecimento a um fabricante original (OEM) de motores de partida, além de se firmar cada vez mais no mercado de reposição.

Nos anos que seguiram, a empresa obteve as ISOs (9000, 9001, TS 16949), implementou o programa TQM (Total Quality Management) e incorporou novas linhas de produtos ao portfólio, como polias de alternador, tensores, kits de distribuição, mancais e planetárias. Mais recentemente, lançou os motores de partida, alternadores e rolamentos para o mercado de reposição latino-americano.

Cesar Tiago Nisch, Gerente de Vendas IAM, comemora o aniversário da empresa e destaca: “O objetivo agora é estar à frente do mercado em portfólio em todas as linhas de produto que atuamos, com a qualidade ZEN que já é reconhecida mundialmente. A empresa cresceu 6% em 2020, 38% em 2021 e crescerá pelo menos 20% em 2022. A nossa principal estratégia está na diversificação de mercados, produtos e segmentos. Com 50% da sua receita provinda da exportação e 50% do mercado doméstico, além de 65% do mercado de reposição e 35% do mercado original, a empresa está bem posicionada para continuar crescendo globalmente”.

Hoje a ZEN conta com aproximadamente 900 colaboradores e mais de 3.000 part numbers para o mercado de reposição e original. Para 2022/23, a previsão da empresa é lançar pelo menos três novas linhas de produto, investindo em ampliação de portfólio para fortalecer ainda mais a marca ZEN no mercado de autopeças.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Troca do cilindro mestre deve incluir o reservatório e o fluido de freio
Pitstop
Pitstop
Fiat divulga o Pulse Abarth Edição Especial Stranger Things e lança campanha digital inédita
Pitstop
Pitstop
Nova geração de blindagem veicular é lançada no Brasil