A Volkswagen finalmente revelou o novo Atlas 2018, um SUV de sete lugares que fará sua estreia mundial no Salão de Los Angeles, em novembro. O Teramont, como é chamado na China, possui linhas conservadoras e é o primeiro no segmento de SUVs grandes da marca nos Estados Unidos. Produzido na fábrica de Chattanooga, no Tenneessee, o Atlas é baseado na conhecida plataforma modular MQB. Maior modelo da Volkswagen à venda nos Estados Unidos, ele mede 5.037 mm de comprimento, 1.979 mmm de largura e 1.767 de altura.
Ao todo, serão duas motorizações oferecidas ao modelo. A primeira é o motor 2.0 TSi otimizado para 240 cv e associado ao câmbio automático de oito velocidades. A segunda é o V6 3.6 litros de 280 cv com a mesma transmissão. No caso do propulsor menor, a tração é dianteira, enquanto que o V6 pode receber opcionalmente a tração nas quatro rodas.
O sistema de entretenimento dele é compatível com Apple CarPlay e Auto Android e ele também conta com MirrorLink e sistema de som premium Fender com 12 alto-falantes e um amplificador de 480 watts.
Reforçado na segurança, o modelo oferece um sofisticado sistema de frenagem automático pós-colisão, tornando-se o primeiro da categoria a receber o dispositivo. Destaque também para o controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal, monitor de pontos cegos, alerta de saída de faixa e frenagem automática de emergência.
Hinrich J. Woebcken, chefe da Volkswagen América do Norte, afirma: “o Atlas marca uma nova jornada para Volkswagen entrar no coração do mercado americano”. O lançamento do SUV deve ocorrer no primeiro trimestre de 2017. Detalhes sobre preços serão divulgados nos próximos meses.