Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Vendas de pneus caem em relação a 2014 

Vendas de pneus caem em relação a 2014 

De acordo com balanço da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), entre janeiro e novembro de 2015 o volume de vendas de pneus para montadoras caiu 23,4% em relação ao mesmo período de 2014

Da redação
09 de janeiro de 2016

De acordo com balanço da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), entre janeiro e novembro de 2015 o volume de vendas de pneus para montadoras caiu 23,4% em relação ao mesmo período de 2014. "É um produto de alto valor agregado, cuja redução nas vendas impacta fortemente as receitas do setor", avalia Alberto Mayer, Presidente da ANIP.

As vendas de pneus de carga caíram em todos os canais: para montadoras (-49,5%), no mercado de reposição (-2,5%) e nas exportações (-19,6%). "Quanto mais caminhões nas ruas, maior a riqueza gerada e distribuída e, portanto, maior a utilização dos pneus de carga; o que estamos vendo, no entanto, vai na direção contrária", pontua Mayer.

No segmento de pneus de passeio, houve redução de 22,2% nas vendas para as montadoras,  um declínio de 9,9 milhões de unidades vendidas para 7,7 milhões (2015). Já o mercado de reposição de pneus de passeio cresceu 15,8% em vendas no período avaliado. "O consumidor tem optado por manter o veículo que já tem, realizando manutenções que levam à troca de pneus. Como essa substituição não é feita todos os anos, a expectativa é de que o mercado de reposição caia no médio prazo", explica.

As exportações de pneus também caíram, de 11,42 milhões de unidades para 11,09 milhões este ano. "Há um esforço para se aumentar a exportação de pneus, porém ainda enfrentamos elevados custos operacionais do país, que acabam limitando a competitividade do produto no exterior", destaca Mayer. 

A necessidade de políticas que aumentem a competitividade do setor de pneus levou a ANIP a lançar o documento Livro Branco da Indústria de Pneus, com propostas para alavancar o crescimento do setor, como a redução do custo logístico, desoneração do processo de logística reversa, melhor acesso a insumos essenciais para a produção de pneus, estímulos à exportação, implantação de margem de preferência para a indústria nacional nas compras públicas, entre outras. O documento está disponível no site da ANIP (www.anip.org.br).

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
GPS Gueparts lança novo site.
Pitstop
Pitstop
Fras-le explica como ocorre a vitrificação das pastilhas de freio
Pitstop
Pitstop
Especialista da Ferodo reforça boas práticas de manutenção para garantir eficiência e segurança dos freios