Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Cursos EAD
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Banner WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2026. Todos Direitos Reservados
Termos de UsoPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. TMD Friction lança pedra fundamental de nova fábrica em Salto (SP)

TMD Friction lança pedra fundamental de nova fábrica em Salto (SP)

Há 39 anos na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, a TMD Friction, tradicional fabricante de autopeças no Brasil, detentora da marca Cobreq e controlada pela japonesa Nisshinbo, está de mudança.

Da Redação
15 de maio de 2014

 

 

No próximo dia 13 de maio a empresa realiza em Salto, a 15 km o evento de lançamento da pedra fundamental de sua nova fábrica de pastilhas e lonas de freio em Salto, a 15 km da atual planta. Com investimento de R$ 142 milhões, a previsão é que a nova unidade comece a operar em junho de 2015.

 

“A necessidade de ampliação da TMD Friction mostra o quanto o mercado automotivo tem se desenvolvido em São Paulo. O Estado produz 41,5% do total de veículos fabricados no Brasil e o setor de autopeças vem acompanhando esta demanda”, explica Luciano Almeida, presidente da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento do Estado e que está dando suporte ao projeto.

 

Já o prefeito da Estância Turística de Salto, Juvenil Cirelli, comemora a instalação desta fábrica no município: “A administração tem empenhado grande esforço para atrair empreendimentos empresariais e a TMD faz parte de um hall de 25 novas empresas anunciadas em 2013 – explica. “Salto tem a infraestrutura necessária para a formação e oferta de mão-de-obra qualificada. Queremos que a população possa trabalhar na própria cidade e ficamos felizes com o prestígio” – finaliza Juvenil. 

 

Leia também

  • Pequena, mas poderosa: como oficinas organizadas faturam mais sem precisar crescer em tamanho
  • Quanto fatura uma oficina mecânica e automotiva com uma boa gestão?
  • Carregamento de veículos elétricos e curiosidades sobre os carregadores
  • GNV de 5ª Geração: Vale a Pena em 2026? Tudo o Que Você Precisa Saber Antes de Converter

Todos os funcionários da planta de Indaiatuba terão transferência automática para Salto, onde novos postos de trabalho poderão ser criados caso as vendas continuem crescendo. O projeto – em terreno de 100.000 m² e 30.000 m² de área construída - terá a condução de um grupo liderado pelo diretor geral de negócios de equipamentos originais (OE), Edilson Jaquetto, que também é responsável pelo projeto Mudar para Melhorar.

 

Segundo Jaquetto, “a idéia é ampliar a capacidade produtiva da empresa, acompanhando a demanda do mercado. Enquanto em Indaiatuba são produzidas 17 milhões de pastilhas por ano no total, a expectativa é que, em Salto, este número passe para 22 milhões. Já a produção anual de lonas de freio dobrará de 9 para 18 milhões de peças”. 

O diretor ainda informou que haverá um período de transição com a gradativa transferência para a planta de Salto entre 2015 e 2016, de forma que a TMD ficará operando simultaneamente em Indaiatuba e Salto até a conclusão das obras e instalações da nova planta. “Esta fábrica irá operar com maior capacidade de produção por meio da tecnologia de ponta e de novos equipamentos. Suas instalações serão mais modernas e atenderão os conceitos de ergonomia e saúde ocupacional” – finaliza Jaquetto.

 Com este investimento, a TMD Friction do Brasil pretende elevar seu faturamento de em 85% até 2017, aumentando, também, o market share no mercado.

 

Acessar Manuais Técnicos

Conteúdo
útil?

Faça login para avaliar

Foi útil?

Novos cursos EAD

Entenendo o Sistema de Suspensão
Driv

Entenendo o Sistema de Suspensão

Sistemas de Freios
Driv

Sistemas de Freios

Peças do Cliente?
Ultracar

Peças do Cliente?

Planejamento
Ultracar

Planejamento

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
HB20 1.6 não desenvolve após motor reformado: será que o problema está fora do motor?
HB20 1.6 não desenvolve após motor reformado: será que o problema está fora do motor?
06 de outubro de 2026
VW Polo demora para pegar e scanner sem falha pode esconder o problema; veja análise
VW Polo demora para pegar e scanner sem falha pode esconder o problema; veja análise
06 de outubro de 2026
Amortecedores de alta absorção: Como os off-road anulam impactos severos
Amortecedores de alta absorção: Como os off-road anulam impactos severos
06 de outubro de 2026
Chevette ou Kadett? A Conexão entre a GM Brasil e a Opel
Chevette ou Kadett? A Conexão entre a GM Brasil e a Opel
05 de outubro de 2026
Catalisador com baixa eficiência pode acender a luz de injeção e gerar retrabalho na oficina; veja avaliação
Catalisador com baixa eficiência pode acender a luz de injeção e gerar retrabalho na oficina; veja avaliação
05 de outubro de 2026