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Testes mostram que racks para bicicletas normais não aguentam o peso das elétricas

Testes realizados pelo Centro de Tecnologia Allianz, da Alemanha, mostraram que em uma colisão de frente a cerca de 50 km/h, racks montados no teto não suportam o peso extra da bike elétrica

Da redação
16 de setembro de 2015

Testes realizados pelo Centro de Tecnologia Allianz, da Alemanha, mostraram que em uma colisão de frente a cerca de 50 km/h, racks montados no teto não suportam o peso extra da bike elétrica, arremessando-a bike (e às vezes até o suporte) para a frente.

Uma bicicleta elétrica, apesar de ser ecologicamente correta, pesa mais que o dobro do que uma normal, partindo dos 20 quilos, enquanto as outras estão na faixa dos 8 a 14 quilos. Os suportes originais, geralmente instalados no topo do carro, sustentam entre 15 a 20 quilos. 

"Os suportes presos na barra de reboque são mais adequados para transportar e-bikes", diz Melaine Kreutner, engenheira de pesquisa do Centro. Mas eles demandam cuidados especiais. Durante um dos testes, uma manobra de desvio a 50 km/h, um suporte com sobrecarga de 35,4 quilos acabou amassando a lataria e o farol traseiro do automóvel. Já na simulação de passagem por lombadas, buracos e terra batida, os fechos se soltaram, deixando as bicicletas elétricas presas apenas por fitas.

É preciso ter muito cuidado na hora de transportar bicicletas elétricas, sempre respeitar o limite de peso individual dos suportes e fazer paradas frequentes para checar se tudo está em seu devido lugar.

 

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