Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Ter mais marchas é uma vantagem

Ter mais marchas é uma vantagem

Para ajudar no consumo e emissões de poluentes, a caixa de câmbio com mais marcha pode ser útil

Da Redação
08 de julho de 2015

O grupo Volkswagen aderiu a essa ideia. O recém lançado TT, da Audi, uma das marcas da empresa, tem além de motor 2.0 turbo de 230 cv, um câmbio automatizado de seis marchas, semelhante ao conjunto do Golf GTI, em sua versão 1.4 turbo 140, que traz caixa de câmbio de sete velocidades. A picape Amarok por sua vez tem transmissão automática de oito marchas, assim como o Toureg.

A própria Volkswagen já disse que terá um modelo com caixa de câmbio de dez marchas na Alemanha. Ainda não foi divulgada a data de lançamento, mas já há um protótipo concluído.

Já foi comprovado: quanto mais marchas, mais próxima fica a relação entre elas. O ganho de suavidade na condução é grande, com isso as marchas ficam menos pesadas e o dirigir mais confortável. 

Funciona assim: marchas são como os degraus da escada. Servem para facilitar a subida (no caso, aumento da velocidade). Degraus mais próximos uns dos outros facilitam a “passada”, ou o trabalho do motor, que não perderá muita rotação durante as trocas. Mas cuidado: se a diferença de altura entre degraus for muito pequena (caso de relação de marchas muito próxima), talvez seja o caso de partir para um automático CVT (de relações continuamente variáveis).

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Troca do cilindro mestre deve incluir o reservatório e o fluido de freio
Pitstop
Pitstop
Fiat divulga o Pulse Abarth Edição Especial Stranger Things e lança campanha digital inédita
Pitstop
Pitstop
Nova geração de blindagem veicular é lançada no Brasil