Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
O grupo Volkswagen aderiu a essa ideia. O recém lançado TT, da Audi, uma das marcas da empresa, tem além de motor 2.0 turbo de 230 cv, um câmbio automatizado de seis marchas, semelhante ao conjunto do Golf GTI, em sua versão 1.4 turbo 140, que traz caixa de câmbio de sete velocidades. A picape Amarok por sua vez tem transmissão automática de oito marchas, assim como o Toureg.
A própria Volkswagen já disse que terá um modelo com caixa de câmbio de dez marchas na Alemanha. Ainda não foi divulgada a data de lançamento, mas já há um protótipo concluído.
Já foi comprovado: quanto mais marchas, mais próxima fica a relação entre elas. O ganho de suavidade na condução é grande, com isso as marchas ficam menos pesadas e o dirigir mais confortável.
Funciona assim: marchas são como os degraus da escada. Servem para facilitar a subida (no caso, aumento da velocidade). Degraus mais próximos uns dos outros facilitam a “passada”, ou o trabalho do motor, que não perderá muita rotação durante as trocas. Mas cuidado: se a diferença de altura entre degraus for muito pequena (caso de relação de marchas muito próxima), talvez seja o caso de partir para um automático CVT (de relações continuamente variáveis).