Notícias
Vídeos

TecDoc: Líder no setor de informação eletrônica no mercado de reposição europeu é lançado no Brasil


Presente em 129 países, com 20 representações, o sistema de informação com catálogo eletrônico TecDoc, da empresa multinacional TecAlliance, chega ao Brasil para oferecer acesso rápido a informações estruturadas, completas e atuais sobre veículos para facilitar os serviços na oficina.

Por: Da Redação - 12 de abril de 2015

Inicialmente, a empresa TecAlliance vai oferecer ao mercado brasileiro o catálogo eletrônico com 26 marcas. “Esse número deve aumentar nos próximos meses, estamos cadastrando vários fabricantes”, revela Heloísa Monzani, diretora geral da TecAlliance, empresa que comercializa o TecDoc.

O banco de dados do TecDoc é abastecido pelos próprios fabricantes de autopeças e as informações são disponibilizadas ao reparador mediante assinatura anual. O Sindirepa Nacional já firmou parceria com a empresa para oferecer o serviço com condições especiais às empresas associadas. “Trata-se de um serviço de extrema importância para o reparador que pode consultar rapidamente as informações que ajudam na rotina da oficina. Hoje, dados técnicos são o ponto de partida para iniciar o reparo nos veículos, pois a tecnologia embarcada nos veículos avançou e exige informação. Sem acesso a esses dados de forma unificada, o reparador perde produtividade.”, destaca Claude Lotrian, diretor Europa Oeste e América Latina da TecAlliance.

O fato de o mercado brasileiro ocupar o 4º lugar no ranking mundial no setor de reposição e 7º como produtor de veículos, somando uma frota de mais 40 milhões, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, foram pontos relevantes para a empresa iniciar operações no País.

Para acessar o TecDoc, o reparador adquire licenças de consultas do catálogo on-line com dados sobre peças de todos os fabricantes parceiros por meio da própria TecAlliance, de distribuidores e por intermédio do Sindirepa Nacional. O serviço inicialmente estará disponível para automóveis e comerciais leves, com previsão para caminhões, ônibus e motocicletas.