Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Sistema de tração quattro da Audi ganha versão Ultra

Sistema de tração quattro da Audi ganha versão Ultra

A nova tecnologia permite uma maior economia de combustível

Da redação
23 de fevereiro de 2016

A Audi anunciou algumas novidades em seu sistema de tração quattro: ele agora terá a tecnologia ultra, o que irá otimizar o consumo de combustível, diminuindo a emissão de CO2 do automóvel. Este novo sistema tem estreia prevista para o A4 Allroad, no meio do ano.

O sistema de tração quattro ultra atua de forma a regular a necessidade de uso de tração integral. A Audi comunicou que ele tem tração permanentemente disponível nas quatro rodas, mas não a utiliza a menos que seja indispensável, assim explicando a economia de combustível.

O processo atua na tração dianteira diminuindo o esforço e combustível necessários para fazer as rodas traseiras funcionarem. São duas embreagens utilizadas: uma entre a caixa de câmbio e a haste propulsora e outra no eixo traseiro. Apesar disso, ele é 4 kg mais leve que o layout da quattro original.

Esta tecnologia utiliza diversos sensores que detectam pontos que podem indicar a necessidade do uso de tração integral e, a partir disso, alimenta um processador situado na caixa de câmbio. A montadora diz que o novo processador consegue prever isso com cerca de meio segundo de antecedência, e assim, transfere o torque necessário para as rodas traseiras.

Os sensores de controle de estabilidade alimentam o sistema com o estilo do motorista e essas informações também auxiliam na hora de determinar se a utilização da tração nas quatro rodas é fundamental naquela situação. Caso perca o controle, o carro ainda tem reação rápida, mas a empresa garante que o problema não ocorre com frequência, mas apenas em casos isolados, como uma mudança muito brusca de solo. A tecnologia é similar à existente em modelos com motor transversal, mas agora se destina aos com formato longitudinal, tais como os A4, A6, A8, Q5 e Q7. Ela é compatível com transmissão manual e de dupla embreagem DSG e com motores com torque de até 50,98 kgfm. 

A quantidade exata de combustível que o ultra pode economizar não foi divulgada, mas os testes mostram que há economia de pelo menos 0,3 litro a cada 100 km. 

O A4 allroad vai ser inicialmente oferecido em opções a gasolina com câmbio DSG. Porém, a empresa pretende introduzir versões a diesel e com transmissão manual. O Q5 será o próximo modelo a ganhar a nova tecnologia. O restante da linha A4 deve receber a atualização em 2017. A diferença de valores entre eles, segundo a montadora, será mínima.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Toyota Hiace revoluciona segmento com conjunto mecânico e DNA da Hilux, além de baixo custo de propriedade
Pitstop
Pitstop
Corteco apresenta os 10 retentores mais vendidos para veículos leves
Pitstop
Pitstop
Salão Internacional do Automóvel 2025 Inicia Venda de Ingressos