Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Sistema de tração quattro da Audi ganha versão Ultra

Sistema de tração quattro da Audi ganha versão Ultra


A nova tecnologia permite uma maior economia de combustível

Da redação
23 de fevereiro de 2016

A Audi anunciou algumas novidades em seu sistema de tração quattro: ele agora terá a tecnologia ultra, o que irá otimizar o consumo de combustível, diminuindo a emissão de CO2 do automóvel. Este novo sistema tem estreia prevista para o A4 Allroad, no meio do ano.

O sistema de tração quattro ultra atua de forma a regular a necessidade de uso de tração integral. A Audi comunicou que ele tem tração permanentemente disponível nas quatro rodas, mas não a utiliza a menos que seja indispensável, assim explicando a economia de combustível.

O processo atua na tração dianteira diminuindo o esforço e combustível necessários para fazer as rodas traseiras funcionarem. São duas embreagens utilizadas: uma entre a caixa de câmbio e a haste propulsora e outra no eixo traseiro. Apesar disso, ele é 4 kg mais leve que o layout da quattro original.

Esta tecnologia utiliza diversos sensores que detectam pontos que podem indicar a necessidade do uso de tração integral e, a partir disso, alimenta um processador situado na caixa de câmbio. A montadora diz que o novo processador consegue prever isso com cerca de meio segundo de antecedência, e assim, transfere o torque necessário para as rodas traseiras.

Os sensores de controle de estabilidade alimentam o sistema com o estilo do motorista e essas informações também auxiliam na hora de determinar se a utilização da tração nas quatro rodas é fundamental naquela situação. Caso perca o controle, o carro ainda tem reação rápida, mas a empresa garante que o problema não ocorre com frequência, mas apenas em casos isolados, como uma mudança muito brusca de solo. A tecnologia é similar à existente em modelos com motor transversal, mas agora se destina aos com formato longitudinal, tais como os A4, A6, A8, Q5 e Q7. Ela é compatível com transmissão manual e de dupla embreagem DSG e com motores com torque de até 50,98 kgfm. 

A quantidade exata de combustível que o ultra pode economizar não foi divulgada, mas os testes mostram que há economia de pelo menos 0,3 litro a cada 100 km. 

O A4 allroad vai ser inicialmente oferecido em opções a gasolina com câmbio DSG. Porém, a empresa pretende introduzir versões a diesel e com transmissão manual. O Q5 será o próximo modelo a ganhar a nova tecnologia. O restante da linha A4 deve receber a atualização em 2017. A diferença de valores entre eles, segundo a montadora, será mínima.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Uso indevido do MEI pode gerar multas e impedir crescimento das oficinas mecânicas
Pitstop
Pitstop
O Volks Festival está de volta! O evento, que reúne experiências e condições especiais para os modelos da marca, abre as portas na nova temporada em São Paulo
Pitstop
Pitstop
BMW Série 3 celebra marco de 45 mil unidades produzidas no Brasil com nova cor: Arctic Race Blue