O Grupo ZF, um dos três maiores fornecedores automotivos do mundo, apresentou em Potsdam, na Alemanha, um sistema que esterça, freia e acelera automaticamente acima de 40 km/h: o Highway Driving Assist.
A tecnologia é acionada através de um botão. É possível pré-definir uma velocidade, que será mantida até que o carro encontre um veículo mais lento à sua frente, ou se outro automóvel atravessar a faixa. O motorista também pode determinar a distância que deseja estar do carro da frente. Depois disso é só abandonar o volante.
O Highway Driving Assist ainda faz uma espécie de varredura das marcações da pista. O objetivo é manter o carro no centro da faixa, já que o motorista não estará segurando o volante, que pode ser assumido a qualquer momento. Caso o condutor queira mudar de faixa, é preciso verificar se a pista está livre e acionar a alavanca da seta – o carro mudará de pista sozinho. De acordo com a ZF, em entrevista para a revista Auto Esporte, a tecnologia deve estar pronta para ser comercializada em apenas dois anos, mas a viabilização do sistema dependerá das montadoras e da legislação de cada país.