Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Sindirepa Nacional lança livro sobre a história do setor de reparação de veículos no Brasil

Sindirepa Nacional lança livro sobre a história do setor de reparação de veículos no Brasil

Publicação registra a evolução da reparação ao longo do século 20 até os dias de hoje

Da Redação
13 de abril de 2018

Paulo Skaf participa e representantes do setor prestigiam lançamento

O livro Indústria da Reparação de Veículos: História e evolução pelo tempo!, iniciativa do Sindirepa Nacional (Associação de Entidades Oficiais da Reparação de Veículos do Brasil), é a primeira publicação do Brasil dedicada à trajetória do setor, com registros desde 1920 até os dias de hoje.

Antonio Fiola, presidente do Sindirepa Nacional e Sindirepa-SP, conta que participar da execução do projeto e acompanhar as entrevistas de várias personalidades do setor foi extremamente gratificante e como não podia deixar de mencionar a preciosa colaboração do Geraldo Santo Mauro, seu antecessor na presidência do Sindirepa-SP de 1983 a 2004, a quem definiu como um desbravador corajoso que deixou um legado muito grande e que teve a satisfação de poder registrar na publicação. Fiola lembrou de fatos marcantes da atuação de Santo Mauro que impulsionaram o setor, como conseguir modificar a lei 6.729 que alterou o relacionamento das montadoras com as oficinas, assim como teve participação efetiva na criação dos Sindirepas estaduais, fortalecendo a representatividade do setor.

O presidente do Sindirepa Nacional também falou da dificuldade do setor quando a indústria automobilística ainda não estava instalada no Brasil e as peças eram importadas e, muitas vezes, feitas artesanalmente. Ele comenta também a época do pós-guerra quando houve dificuldade com combustível, levando reparadores a adaptarem veículos a gasogênio. “Muitas empresas que hoje são de outros setores começaram como oficinas”, revela. Fiola também menciona a parceria com o Senai para promover a capacitação profissional e a atuação de Luiz Sérgio Alvarenga para o desenvolvimento do setor e efetiva colaboração, realizando pesquisa e apuração de dados para a elaboração do livro.

Luiz Sérgio Alvarenga, diretor executivo do Sindirepa Nacional e Sindirepa-SP, cita a importância das normas ABNT para serviços de reparação e fala de sua trajetória de 30 anos no setor e das pessoas que abriram portas e serviram de exemplo, como Geraldo Santo Mauro, que ele considera como grande líder do segmento, entre outros inúmeros nomes que atuaram fortemente pelo desenvolvimento da indústria da reparação e que já não estão mais entre nós. “O livro resgata a memória do setor e destaca atuação das pessoas que nos antecederam e fizeram o seu papel”, comenta.

Alvarenga fala que “em um setor muito pulverizado como a reparação de veículos, buscou nas fábricas de autopeças o modelo para seguir, mais estruturado e com normas”.

Durante o lançamento realizado, no dia 10 de abril, na sede da FIESP, em São Paulo, que contou com a presença do presidente da FIESP, Paulo Skaf; presidente do Sincopeças-SP, Francisco De La Tôrre; presidente do Sicap, Alcides José Acerbi Neto; presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Octávio; Fabio Rocha, diretor do Senai Ipiranga, além de representantes de entidades do setor de reposição fabricantes de autopeças, tintas, equipamentos e empresas que patrocinaram e apoiaram a viabilização da única publicação do setor de reparação de veículos.

Também estiveram presentes ao evento personalidades do setor de reposição que ajudaram a contar a história, com relatos importantes que estão no livro, como Alvaro Pereira e Luiz Carlos Vieira e o filho do saudoso Geraldo Santo Mauro.

Ao longo de seus discursos, Fiola e Alvarenga fizeram questão de mencionar nomes importantes do setor que tiveram participações valiosas, dignas de respeito e admiração e que foram inspiradoras para eles.

O livro Indústria da Reparação de Veículos: História e evolução pelo tempo!, editora Baraúna, tem o patrocínio da Automec, Bosch, Bradesco Seguros, Caoa-Hyundai, Dayco, Ford, GM, HDI Seguros, Mahle, MTE-Thomson, Nakata, Napro, Porto Seguro, Schaeffler, Tecfil, Volkswagen e  Wega  e apoio da Arteb, Delphi, Denso, Philips, Tecnomotor e ZF. Para solicitar um e exemplar, envie e-mail para [email protected]

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas