Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Schaeffler e ZF apresentam resultados de sua colaboração bem-sucedida em monitoramento de condições de rolamentos ferroviários

Schaeffler e ZF apresentam resultados de sua colaboração bem-sucedida em monitoramento de condições de rolamentos ferroviários

Soluções digitais e monitoramento dos acionamentos mecânicos dos trens garantem maior eficiência no segmento ferroviário

Da Redação
28 de outubro de 2022

A digitalização é uma das ferramentas mais valiosas para maior desenvolvimento tecnológico e econômico do transporte ferroviário. A coleta de dados de produção, operação e manutenção formam a base para intervalos de manutenção estendidos e melhoram a segurança e confiabilidade. Schaeffler e ZF, dois dos maiores fornecedores automotivos e industriais do mundo, já anunciaram sua colaboração em monitoramento de condição de mancais de caixa de eixo na InnoTrans, em 2018. Os primeiros resultados bem-sucedidos dessa parceria estão sendo apresentados na InnoTrans deste ano, que ocorre em Berlim (ALE), de 20 a 23 de setembro.

Quatro anos atrás, a Schaeffler e ZF anunciaram que trabalhariam juntas visando a melhoria do monitoramento de condição de mancais de caixa de eixo. Desde então, elas desenvolveram juntas um sistema que passou por testes de campo com vários operadores e que tem sido aprimorado continuamente. A Schaeffler é responsável por programar o software de análise de rolamentos, necessário para avaliar os dados capturados. A ZF disponibiliza a plataforma connect@rail, os sensores Heavy Duty TAG e gateways VCU Pro Onboard Unit, além de conectividade em nuvem e painel de visualização. Enquanto isso, diversos milhares de conjuntos de dados estão sendo analisados todos os meses - de modo totalmente automático. No futuro, ZF e Schaeffler querem incluir mancais de caixa de engrenagens no sistema de monitoramento, juntamente com mancais de caixa de eixo.

“Com nossa expertise técnica combinada e entendimento compartilhado de todo o sistema ferroviário, estamos conseguindo explorar todo o potencial do monitoramento digital de condição nessa colaboração excepcional”, diz Dr. Michael Holzapfel, vice-presidente sênior da unidade de negócios ferroviários da Schaeffler, acrescentando que “graças ao desenvolvimento contínuo de nossos sistemas, com base em nossas trocas mútuas, temos capacidade de melhorar permanentemente o transporte ferroviário com relação à eficiência econômica e confiabilidade. Buscamos ansiosamente nossa colaboração continuada”. 

“A cooperação com a Schaeffler mostra que parcerias fortes são a chave para tornar o setor ferroviário mais confiável e eficiente, utilizando soluções digitais. Na Schaeffler, encontramos essa parceira forte – e buscamos nossa colaboração contínua”, diz Markus Gross, líder de sistemas de acionamento ferroviário da linha de produtos da ZF. 

A expertise combinada das duas empresas permite a criação de uma solução Rail 4.0 com valor agregado significativo: O acionamento mecânico, que é mantido como uma unidade separada, pode ser monitorado digitalmente de modo separado até seus subsistemas e componentes, utilizando apenas um sistema de monitoramento de condição. O objetivo é permitir que as medidas de manutenção baseadas em condições sejam realizadas com o auxílio de análises de dados operacionais e, portanto, estendem os intervalos de manutenção e reduzem tempos de inatividade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Jeep desembarca em Campos do Jordão na terceira etapa do Rocky Mountain Games 2025
Pitstop
Pitstop
Citroën revela monoposto que levará suas cores na Fórmula E
Pitstop
Pitstop
Cofap Amplia Gama de Amortecedores para Veículos Eletrificados