A Schaeffler segue investindo na informatização de sua produção. Atualmente, a empresa atua em trabalhos como a digitalização das máquinas industriais, o monitoramento em tempo real do funcionamento do motor, do desgaste dos rolamentos e da temperatura, bem como a lubrificação automática de componentes.
Com uma estratégia corporativa denominada “Mobility for Tomorrow” (Mobilidade para o amanhã), a empresa pretende investir ainda mais na indústria 4.0 e suas tecnologias. O projeto corporativo traz uma série de novidades para o setor, tendo como carro-chefe o Schaeffer Smart EcoSystem.
O Schaeffler Smart EcoSystem oferece uma infraestrutura de tecnologia informatizada, que abrange desde componentes com sensores, serviços digitais até pacotes de soluções 4.0 específicas para as necessidades de cada cliente. Essa tecnologia inclui vários produtos mecatrônicos, como o VarioSense (rolamento de esferas equipadas com sensores que possibilita a gravação de dados da máquina e dos processos, como temperatura, velocidade, posição angular, rotação), o SmartCheck (monitoramento dos rolamentos da máquina, detectando defeitos e anormalidades) e o Concept8 (sistema de lubrificação compacto de graxa e óleo, capaz de fornecer diferentes quantidades de lubrificante em vários pontos dos motores elétricos, bombas, compressores, turbinas eólicas e outros equipamentos da indústria).
“São tecnologias que oferecem grandes diferenciais, como aumento da disponibilidade e produtividade das máquinas, redução dos custos operacionais e de manutenção, melhoria da estabilidade e qualidade dos processos, e consequentemente também garante maior qualidade ao produto em fabricação”, destaca o Diretor Executivo de Pesquisa & Desenvolvimento da Schaeffler América do Sul, Claudio Castro.
A Schaeffer também conta com uma comunicação nuvem a nuvem para clientes e parceiros, além de uma manutenção 4.0, a qual identifica e ajuda a solucionar de forma inteligente eventuais problemas nos máquinários.