Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Schaeffler apresenta novos motores elétricos

Schaeffler apresenta novos motores elétricos


Em busca de veículos mais eficientes e com menor impacto ambiental, o setor automotivo retomou a atenção para a motorização elétrica, desenvolvendo produtos para este mercado que vem crescendo nos últimos anos

Da redação
19 de setembro de 2019

Schaeffler

A Schaeffler está entrando no setor de fabricação de motores elétricos, apostando em uma plataforma tecnológica modular e integrada. A linha motores elétricos foi projetada para oferecer eficiência e uma boa relação ao desempenho do veículo. As possíveis aplicações variam de módulos híbridos e transmissões híbridas dedicadas (DHTs), até motores elétricos para propulsão de eixos elétricos. São possíveis faixas de tensão de 48 a 800V e classes de potência de 15 a mais de 300kW.

Os motores elétricos dos módulos híbridos P2 estão sujeitos a requisitos especiais, pois seu design implica no funcionamento na mesma velocidade do motor de combustão interna. O comprimento axial mínimo e o amplo espaço livre dentro do rotor para a integração do sistema de embreagem e acionamento, garantem a alta compactação necessária para esse tipo de aplicação.

O motor sem escovas com enrolamento concentrado permite espaços de instalação axiais extremamente pequenos e estão disponíveis nas versões 48 V e alta tensão com potências de 15 a 120 kW. Se o módulo híbrido for projetado para embreagem seca, o estator é resfriado ativamente usando uma camisa de resfriamento.

Em sistemas com embreagem úmida, o óleo disponível também pode ser usado para baixar a temperatura do motor elétrico, o que leva a uma dissipação de calor significativamente melhor e, portanto, permite trabalhar continuamente em potência elevada. No entanto, o melhor tipo de perda de energia é aquele que nunca ocorre e é por isso que os motores são otimizados para alta eficiência em todo seu campo de funcionamento.

O portfólio é completado por uma variedade de motores elétricos para propulsão em eixos elétricos. Eles abrangem classes de alta tensão 2 (400 V) e alta tensão 3 (800 V), e com potências de saída de 100 kW a 300 kW. Se o projeto do sistema permitir, esses motores podem ser configurados para altas velocidades máximas de até 20.000 rpm, o que permite que as vantagens do enrolamento ondulado sejam totalmente utilizadas.

Matthias Zink, CEO automotivo OEM da Schaeffler, explica:

“Ao adquirir novos conhecimentos no desenvolvimento e produção de motores elétricos internamente, não estamos apenas expandindo nosso portfólio, mas também buscando consistentemente nossa estratégia de mobilidade elétrica. Nosso amplo conhecimento em sistemas e as soluções criadas a partir dessa experiência nos coloca atualmente perante aos clientes como um reconhecido e confiável fabricante de sistemas e componentes, que de acordo com os requisitos e necessidades de mobilidade pode fornecer produtos ideias”.

Otimismo é a palavra certa quando se fala em futuro elétrico para os automóveis. Praticamente todas as fabricantes estão em desenvolvimento para apresentarem seus planos para uma linha completa destinada aos carros elétricos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Uso indevido do MEI pode gerar multas e impedir crescimento das oficinas mecânicas
Pitstop
Pitstop
O Volks Festival está de volta! O evento, que reúne experiências e condições especiais para os modelos da marca, abre as portas na nova temporada em São Paulo
Pitstop
Pitstop
BMW Série 3 celebra marco de 45 mil unidades produzidas no Brasil com nova cor: Arctic Race Blue