Notícias
Vídeos

Schaeffler amplia portfólio de polias OAP para o mercado de reposição


Os mais de 80 diferentes tipos de polias OAP atendem 80% da frota circulante no País equipada com a solução

Por: Da Redação - 27 de agosto de 2018

A empresa lança novas polias de alternador de roda livre OAP para o mercado nacional. A Schaeffler disponibiliza no Brasil mais de 80 diferentes tipos de polias OAP, que atendem 80% da frota circulante no País equipada com essa solução.

A tecnologia foi desenvolvida para amenizar as oscilações, vibrações e ruídos produzidos pelos motores a combustão interna. Isso porque, com o aumento da potência desses motores, são maiores as oscilações e vibrações produzidas, causando ruídos e danos diretos aos circuitos primário e acessório. Isso ocorre pois, no motor a combustão interna, o movimento rotatório do virabrequim não é uniforme. Constantemente, o ciclo de combustão acelera e, em seguida, desacelera o virabrequim, provocando vibrações torcionais.

As cargas mais elevadas e o torque maior do motor exigem alto desempenho da movimentação do circuito acessório (FEAD – Front End Auxiliary Drive). Essas irregularidades rotacionais do virabrequim são transmitidas a todos os componentes da unidade de acessórios FEAD por meio de suas correias de acionamento. Em consequência, causam ruídos e podem gerar danos ao circuito acessório. Ao identificar que as polias rígidas de alternador tradicionais não ajudam a reduzir as vibrações e os ruídos que vêm do circuito acessório, a solução encontrada pela Schaeffler para o problema foi  o desenvolvimento da polia OAP.

No mundo, o Grupo Schaeffler fornece hoje ao mercado mais de 250 itens de polias OAP, cujos projetos variam de acordo com o veículo, o motor e o equipamento.