Notícias
Vídeos

Schaeffler adquire tecnologia “drive-by-wire”


Grupo Schaeffler e Paravan fundam joint venture para concentrar tecnologia “drive-by-wire” SPACE DRIVE da Paravan e “Mover” da Schaeffler

Por: Da Redação - 20 de agosto de 2018

O Grupo Schaeffler em cooperação com Roland Arnold e a Paravan GmbH entraram em acordo quanto à formação de uma joint venture que foi assinada no começo deste mês.  O objetivo da joint venture, que se chamará Schaeffler Paravan Technologie GmbH und Co. KG, é o contínuo desenvolvimento da tecnologia drive-by-wire SPACE DRIVE da Paravan e, desenvolvimento e venda de sistemas de mobilidade. Como parte de sua criação, a joint venture irá adquirir a tecnologia SPACE DRIVE da Paravan.

A Schaeffler Technologies AG & Co. KG terá 90% de participação na nova empresa. A SPACE DRIVE, tecnologia “drive-by-wire” de ponta, foi desenvolvida pela Paravan GmbH para auxiliar motoristas com deficiências, substituindo os pesados sistemas de controle mecânicos do veículo por sistemas completamente eletrônicos e 100% confiáveis. Além do acelerador e ativador de freio eletrônicos, a SPACE DRIVE tem como característica o “steer-by-wire”, que viabiliza a direção do veículo por meios puramente eletrônicos, eliminando a necessidade de volante e coluna de direção e mecanismos de conexão associados.

“Steer-by-wire” é tecnologia chave no desenvolvimento de veículos autônomos, nos quais segurança e direção altamente confiáveis são requisitos fundamentais. Mesmo em veículos de passageiros parcialmente autônomos com volante, o espaço economizado ao eliminar a coluna de direção abre toda uma gama de novas possibilidades para design interno e externo do veículo. O SPACE DRIVE conta com redundância tripla e é atualmente a única solução “drive-by-wire” integrada no mundo a ser fabricada de acordo com os mais altos padrões de qualidade e segurança, incluindo certificação de acordo com a exigente norma de segurança funcional ISO 26262 ASIL D.

Consequentemente, este é o único sistema deste tipo a ter licença para uso nas ruas em diversos países ao redor do mundo, além de ter potencial técnico e comercial para ser produzido em larga escala pela indústria automobilística. A SPACE DRIVE também conta com o impecável recorde de mais de 500 milhões de quilômetros rodados sem acidente.