Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Saiba como cuidar do seu carro antes e depois do Carnaval

Saiba como cuidar do seu carro antes e depois do Carnaval

O primeiro grande e importante passo é a manutenção preventiva antes da viagem

Da Redação
05 de fevereiro de 2018

http://www.oficinabrasil.com.br/noticia/pitstop/ferias-na-estrada-revisao-preventiva-evita-imprevistos

Antes de colocar o carro na estrada, é preciso verificar todos os componentes do veículo e atestar que ele se encontra em perfeitas condições. Essa questão é muito importante para a segurança do motorista, dos passageiros e também para que seu automóvel esteja com frequência sendo avaliado por um reparador de confiança.

Para uma viagem sem novidades negativas, é importante seguir todas as recomendações do reparador, mas sem esquecer de ajudar o carro novamente quando retornar à cidade.

Como já falamos em outra ocasião, a regulagem pós viagem é necessária. “O carro carregado (família + bagagem) e as velocidades mais elevadas na rodovia exigem maior pressão dos pneus. No retorno é importante voltar à calibragem original para o carro rodar mais leve e devagar, sem desgastar irregularmente os pneus. Não se esqueça de que esta redução da pressão – assim como o aumento – deve ser feita com os pneus frios e jamais depois que rodaram alguns quilômetros e já se aqueceram. Pois com a temperatura mais elevada, há um aumento da pressão que pode distorcer a calibragem”, explica o gerente de oficina da Banzai Honda, Rogério Pedrosa.

Outro item são regulagem dos faróis – Se o modelo não conta com regulagem automática e o motorista não tiver regulado antes da viagem para um maior peso, ele precisa voltar à posição normal.

Pedrosa também ressalta que se a viagem foi longa e o carro chegou a rodar alguns milhares de quilômetros, o hodômetro deve ser conferido para verificar se não foi atingida a quilometragem para uma revisão periódica. Ou se não expirou a validade do óleo do motor. Segundo o especialista, o retorno é o momento ideal para se controlar a geometria de direção. Porque se ela estiver fora do padrão, os pneus (dianteiros, principalmente) vão acusar esta irregularidade pelo desgaste anormal da banda de rodagem.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Manutenção correta dos freios garante segurança do veículo e evita problemas indesejados
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir