Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A Renault-Nissan divulgou um cronograma de lançamentos de carros autônomos. Seguindo ele, o primeiro carro com funções básicas de autonomia seria lançado ainda este ano.
Nos próximos quatro anos, seriam lançados mais 20 modelos, todos "voltados ao grande público, [produzidos] em larga escala e com preços acessíveis". Ainda está prevista a criação de um aplicativo que permite controlar funções do carro remotamente.
"Atingir os objetivos de ‘zero emissões e zero fatalidades’ é um grande compromisso da Aliança Renault-Nissan. Este objetivo nos leva a desenvolver veículos destinados ao grande público, equipados com sistemas de condução autônoma e conectividade otimizada em três continentes", disse Carlos Ghosn, CEO da Renault e chairman do grupo Renault-Nissan.
De acordo com o cronograma, até 2018 o grupo quer vender os primeiros carros capazes de acelerar, frear e mudar de faixa por conta própria.
A etapa final prevê o início das vendas de carros completamente autônomos em 2020, capazes de se locomover no trânsito de grandes cidades, inclusive com a habilidade de dirigir com segurança em cruzamentos.
Todas estas tecnologias serão oferecidas como opcionais para os veículos das duas empresas.