Notícias
Vídeos

Renault Clio perde as três estrelas em segurança conferidas pelo Latin NCAP


Ao tomar conhecimento desse “rebaixamento” na avaliação, a montadora se comprometeu a incluir airbags de passageiro e acompanhante

Por: Da Redação - 24 de junho de 2015

O Renault Clio perdeu suas três estrelas em segurança, ficando agora com zero estrela em proteção dos ocupantes adultos. As estrelas foram retiradas pelo mesmo programa que havia atribuído elas ao modelo, o Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e Caribe), que tomou a medida após constatar que a produção do veículo foi transferida para a Colômbia, não contando com airbags nem no modelo com equipamento opcional.

O Clio Mio havia obtido zero estrelas em 2013, na sua versão sem airbags para ocupantes, e a fabricante havia se comprometido a comercializar apenas o modelo com o item para motoristas e acompanhantes, instalados como padrão para a América Latina. Por ter firmado esse compromisso, o Latin NCAP voltou a avaliar o modelo com airbags, conferindo a ele as três estrelas.

Ao tomar conhecimento desse “rebaixamento” na avaliação, a montadora se comprometeu a incluir airbags de passageiro e acompanhante em fevereiro de 2016, mas por enquanto o programa mantém a classificação zero do modelo.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, destacou: “Este é um desenlace extremamente decepcionante para um fabricante como a Renault. Em outros mercados, atingiram as cinco estrelas para seus modelos. Por que não cumpriram sua promessa quanto à segurança dos consumidores da América Latina?”.