Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Proteste Associação de Consumidores quer fazer do ESP um item obrigatório

Proteste Associação de Consumidores quer fazer do ESP um item obrigatório

Para comprovar a importância do ESP, a Proteste encomendou testes práticos com dois veículos do mesmo modelo, um com e outro sem o sistema.

Da redação
05 de novembro de 2015

O ESP, ou controle eletrônico de estabilidade é um sistema que tem por objetivo recuperar a trajetória do veículo em caso de perda de estabilidade por falta de aderência. Por conta de sua extrema importância, a Proteste Associação de Consumidores, parceira do Programa de Avaliação de Carros Novos (Latin NCAP), quer torna-lo um item obrigatório para todos os carros a partir de 2017. 

Para a entidade, o ESP será fundamental para a redução de acidentes, sem contar que faz com que um veículo ganhe quatro ou cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP. Já estão sendo coletadas assinaturas no site www.proteste.org.br/carrosobcontrole para pressionar o Denatran.  

Para comprovar a importância do ESP, a Proteste encomendou testes práticos com dois veículos do mesmo modelo, um com e outro sem o sistema.

Em um dos testes, um piloto profissional fez um desvio de emergência a 70 km/h o veículo sem o controle eletrônico de estabilidade se provou difícil de controlar após levantar a roda. Se não fosse dirigido por um profissional, provavelmente teria capotado. O modelo com o sistema permitiu que assumisse o carro no momento do descontrole, evitando a derrapagem.

 

No teste de "slalom", foi provocada uma instabilidade no carro para avaliar o seu comportamento, onde o ESP se mostrou essencial, perdendo o posto de item mais importante de segurança só para o cinto. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Toyota GAZOO Racing confirma novo GR Yaris com 300cv, baseado em Pentacampeão Mundial de Rali, para o Brasil
Pitstop
Pitstop
Salão do Automóvel 2025 reúne eletrificação, clássicos raros e supermáquinas em edição histórica
Pitstop
Pitstop
Freios Ferodo: nova cobertura para a frota brasileira