Notícias
Vídeos

Proteste Associação de Consumidores quer fazer do ESP um item obrigatório


Para comprovar a importância do ESP, a Proteste encomendou testes práticos com dois veículos do mesmo modelo, um com e outro sem o sistema.

Por: Da redação - 05 de novembro de 2015

O ESP, ou controle eletrônico de estabilidade é um sistema que tem por objetivo recuperar a trajetória do veículo em caso de perda de estabilidade por falta de aderência. Por conta de sua extrema importância, a Proteste Associação de Consumidores, parceira do Programa de Avaliação de Carros Novos (Latin NCAP), quer torna-lo um item obrigatório para todos os carros a partir de 2017. 

Para a entidade, o ESP será fundamental para a redução de acidentes, sem contar que faz com que um veículo ganhe quatro ou cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP. Já estão sendo coletadas assinaturas no site www.proteste.org.br/carrosobcontrole para pressionar o Denatran.  

Para comprovar a importância do ESP, a Proteste encomendou testes práticos com dois veículos do mesmo modelo, um com e outro sem o sistema.

Em um dos testes, um piloto profissional fez um desvio de emergência a 70 km/h o veículo sem o controle eletrônico de estabilidade se provou difícil de controlar após levantar a roda. Se não fosse dirigido por um profissional, provavelmente teria capotado. O modelo com o sistema permitiu que assumisse o carro no momento do descontrole, evitando a derrapagem.

 

No teste de "slalom", foi provocada uma instabilidade no carro para avaliar o seu comportamento, onde o ESP se mostrou essencial, perdendo o posto de item mais importante de segurança só para o cinto.