Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Proteste Associação de Consumidores quer fazer do ESP um item obrigatório

Proteste Associação de Consumidores quer fazer do ESP um item obrigatório


Para comprovar a importância do ESP, a Proteste encomendou testes práticos com dois veículos do mesmo modelo, um com e outro sem o sistema.

Da redação
05 de novembro de 2015

O ESP, ou controle eletrônico de estabilidade é um sistema que tem por objetivo recuperar a trajetória do veículo em caso de perda de estabilidade por falta de aderência. Por conta de sua extrema importância, a Proteste Associação de Consumidores, parceira do Programa de Avaliação de Carros Novos (Latin NCAP), quer torna-lo um item obrigatório para todos os carros a partir de 2017. 

Para a entidade, o ESP será fundamental para a redução de acidentes, sem contar que faz com que um veículo ganhe quatro ou cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP. Já estão sendo coletadas assinaturas no site www.proteste.org.br/carrosobcontrole para pressionar o Denatran.  

Para comprovar a importância do ESP, a Proteste encomendou testes práticos com dois veículos do mesmo modelo, um com e outro sem o sistema.

Em um dos testes, um piloto profissional fez um desvio de emergência a 70 km/h o veículo sem o controle eletrônico de estabilidade se provou difícil de controlar após levantar a roda. Se não fosse dirigido por um profissional, provavelmente teria capotado. O modelo com o sistema permitiu que assumisse o carro no momento do descontrole, evitando a derrapagem.

 

No teste de "slalom", foi provocada uma instabilidade no carro para avaliar o seu comportamento, onde o ESP se mostrou essencial, perdendo o posto de item mais importante de segurança só para o cinto. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Renova Ecopeças já reciclou mais de 30 mil veículos em 12 anos de operação
Pitstop
Pitstop
BATERIAS MOTORCRAFT®
Pitstop
Pitstop
Garage Show retorna à Automec com Performances de Drift