Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Pierburg destaca funcionamento dos transdutores ou válvulas pneumáticas

Pierburg destaca funcionamento dos transdutores ou válvulas pneumáticas

Podem ser válvulas de duas vias, onde há um positivo e um negativo, que abre e fecha, ou de três vias, que conta também com função modular

Da Redação
20 de abril de 2022

Há vários sistemas pneumáticos, turbo compressores, que usam transdutores ou válvulas pneumáticas, quando há pulso positivo ou negativo. Como a válvula pneumática do turbo da BMW, que utiliza pulso PWM, para acionamento gradual, e apresenta três vias, que modula o vácuo, e, não tem só a função de abrir e fechar. Tem três conexões e uma vai até o filtro de ar para o ar de referência, que dá o equilíbrio para ela poder modular, é filtrado e, algumas, têm o filtro próprio na própria peça. Isto evita que a mangueira vá até o filtro de ar. Veículos como a Amarok, há várias válvulas pneumáticas uma ao lado da outra. São componentes bem presentes e, por isso, é fundamental entender como funcionam.

A recomendação é ter atenção ao observar uma mangueira ou tubo solto da peça e não tampar para não matar a função de modular.

Há também válvulas de duas vias, onde há um positivo e um negativo, que abre e fecha.

É um componente, geralmente, de altíssima durabilidade se original e de marcas tradicionais do mercado, fornecedoras de montadoras, como a Pierburg. No entanto, há peças no mercado que podem travar abertas. Neste caso, o fluxo constante de vácuo que se mantém aberto é por falha na válvula pneumática.

A Pierburg é fornecedora das principais montadoras do mundo de válvulas elétricas, incluindo os transdutores pneumáticos. Para conferir, esta e outras dicas de manutenção do Dr. Carro, basta acessar o portal da Motorservice, clique aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Volkswagen Tera é o SUV mais vendido do Brasil em setembro de 2025
Pitstop
Pitstop
Fiat Fiorino completa 45 anos: uma trajetória de liderança, inovação e versatilidade no Brasil
Pitstop
Pitstop
Importância e Processo de Fabricação de Cabeçote de Motores