Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Pierburg destaca as causas do desgaste prematuro da bomba de vácuo do motor

Pierburg destaca as causas do desgaste prematuro da bomba de vácuo do motor

Projetadas para oferecer alto desempenho na produção de vácuo, as bombas de vácuo do motor podem sofrer desgaste prematuro devido ao óleo lubrificante vencido ou contaminado

Da Redação
25 de novembro de 2020

A Pierburg, marca de componentes mecatrônicos que atende as principais montadoras no mercado de reposição pela Motorservice, que também comercializa as marcas Kolbenschmidt (KS) e BF,  informa que  o óleo envelhecido do motor contém muitas partículas de sujeira resultantes do desgaste abrasivo do motor ou das partículas de fuligem do escape.

Atualmente, as bombas de vácuo com palhetas giratórias são o tipo mais moderno de produção de vácuo e requerem fornecimento de óleo lubri­ficante impecável. Esse processo ocorre, preponderantemente, a partir do circuito de óleo do motor. Neste caso, o óleo lubrificante retorna ao cabeçote com o ar aspirado. Se o forne­cimento de óleo lubrificante for insuficiente, ocorrerão falhas de funcionamento e danos na bomba de vácuo prematuramente. Quando isso acontece, as mesmas precisam ser substituídas, pois uma bomba de vácuo defeituosa ou travada pode causar danos subsequentes.

As principais reclamações geralmente são: bomba de vácuo travada ou danificada, acionamento giratório rompido na bomba de vácuo ou no eixo de comando e danos no eixo de comando.

O especialista em manutenção automotiva e professor de mecânica, Pedro Luiz Scopino, embaixador da marca Pierburg no Brasil, destaca a importância para a substituição da bomba de vácuo comprometida por outra nova com o mesmo padrão de qualidade e características da original que equipa o veículo. Para isso, segundo Scopino, nada como optar por marca confiável e que fornece para montadoras.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?