A marca foi registrada em maio e a milionésima unidade que deixou a linha de montagem em direção ao mercado interno é uma picape Strada Adventure, Vermelho Alpine.
Entre as picapes compactas, o desempenho comercial da Strada é notável. Suas vendas superam a soma de todos os demais modelos comercializados, chegando a uma participação de mercado de mais de 50% em seu segmento. É o veículo comercial leve mais vendido no Brasil há 14 anos.
Histórico
A Strada foi lançada em 1998, em complementação à família Palio, em três versões: Working 1.5, Trekking 1.6 8V e LX 1.6 16V. Rapidamente a picape conquistou o público com qualidades como estilo, robustez, confiabilidade e versatilidade, demonstrando ser econômica para o trabalho e jovem e descontraída para o lazer. Em 1999, foi lançada a versão com Cabine Estendida, uma solução inédita no segmento e um verdadeiro marco em termos de diferenciação.
Em 2000, a picape se tornou líder de mercado pela primeira vez. Ainda neste ano, a Fiat fez a primeira reestilização na linha Palio, assinada por Giorgeto Giugiaro, e a renovação da Strada viria no ano seguinte, 2001. Um dos destaques dessa mudança foi a criação da Strada Adventure, conceito muito bem aceito pelo consumidor. Em 2004, a picape passou por sua segunda reestilização, também assinada por Giugiaro, e ganhou um motor mais potente, o 1.8 Flex.
Em 2008, o modelo tornou-se ainda mais robusto. Uma das grandes atrações foi a versão Adventure com a presença do Locker, o diferencial blocante que foi introduzido para aumentar a capacidade de tração da picape em situações de terreno adversas.
Em 2009, a Fiat inovou mais uma vez. Lançou a primeira e única picape compacta com Cabine Dupla do Brasil. Dois anos depois, o Fiat Strada recebeu o câmbio automatizado Dualogic® que, logo em seguida, evoluiu para o avançado Dualogic® Plus, que proporciona ao condutor mais conforto e praticidade. Em 2013, o modelo recebeu um novo visual e inovou outra vez, com a introdução da terceira porta, uma solução inédita neste segmento.