Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Pesquisa aponta queda em produção de veículos em janeiro

Pesquisa aponta queda em produção de veículos em janeiro

Segundo Anfavea os licenciamentos diminuíram, mas exportações tiveram aumento

Da redação
10 de fevereiro de 2016

A produção de veículos teve queda de 19,3% em janeiro, um número bem inferior ao referente ao mesmo período no ano passado.

Um relatório divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) aponta que em janeiro foram produzidos 145,1 mil veículos leves, caminhões e ônibus enquanto em 2015, esse número foi 205,3 mil. 

As vendas também diminuíram em comparação ao ano anterior, marcando 155,3 mil unidades licenciadas no inicio de 2016. Isso registra uma queda de 38,8% se compararmos com dezembro de 2015, quando 227,8 mil exemplares foram vendidos no Brasil. 

O presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku Junior, afirma que a queda já era esperada. Ele diz que os estoques do início do ano passado continham muitos veículos com a taxa antiga, impulsionando as vendas naquele período e ressalta que o primeiro trimestre de 2016 será desafiador por causa do contexto macroeconômico.

A área de exportação foi uma das poucas que teve alta neste ano. Ela teve um crescimento de 37,1% e as vendas registraram um número de 22,3 mil unidades. Contudo, em relação ao ano passado ainda houve uma queda de 51,7%.

O número de empregos no setor acompanha o cenário geral fechando janeiro em queda de 10,2% e 129,4 mil vagas. Entretanto, de dezembro para cá a queda foi de apenas 0,3%, o que representa um número baixo. No balanço divulgado em janeiro, a Anfavea projetou um leve aumento produção para esse ano e crescimento das exportações. As empresas tem feito um grande esforço para expandir os negócios externos por causa do cambio favorável. Segundo a entidade, porém, o número de licenciamentos deve registrar queda de 7,5%.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas