A NGK alerta sobre a revisão das velas aquecedoras para veículos Diesel durante o outono e inverno. Com a característica principal de aquecer e facilitar a partida do motor durante temperaturas mais frias, o comprometimento da peça pode gerar emissão de fumaça branca no escapamento com o motor frio e lâmpada de avaria acesa no painel, no caso dos veículos mais novos.
Veículos mais antigos precisam de um cuidado ainda maior, já que as velas aquecedoras têm a sua vida útil determinada por ciclos de aquecimento. “Nesses casos, o componente é acionado em todas as partidas, e não somente quando a temperatura do motor está fria. Por este motivo, a manutenção nos veículos mais antigos deve ser mais criteriosa”, diz Mori.
O Consultor de Assistência Técnica da NGK recomenda ainda que sempre que necessária a substituição do componente, seja realizada também a troca de todo o conjunto de velas. Já que quando um dos itens apresenta falha, os outros tendem a apresentar problemas logo em seguida, o que pode gerar transtornos e maiores custos quando se trata de veículos comerciais.