Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A Organização Internacional dos Construtores de Veículos Automotores, OICA, divulgou recentemente um estudo sobre reputação e percepção global dos consumidores com relação à indústria automobilística. Conduzida pela TNS Sofres, a pesquisa foi realizada entre fevereiro e abril de 2015, com 14 mil pessoas de 18 países, representando 76% das vendas mundiais.
De acordo com o estudo, 57% dos entrevistados disseram não imaginar sua vida sem um automóvel, 67% afirmaram que o primeiro carro é muito especial, 65% consideram importante possuir um carro próprio, 61% que é uma das principais conquistas da humanidade e 57% que significa liberdade pessoal.
A pesquisa ainda gerou o Índice TNS de Reputação Corporativa, onde a indústria automobilística conquistou 59 pontos, pontuação positiva e similar a de outros setores como tecnologia (62), viagem e turismo (60) e bens de consumo (52).
Para desenvolver este índice, os pesquisadores ouviram o público com relação a inovação, visão de futuro, necessidades do consumidor, ética social & corporativa e meio ambiente. Dos entrevistados, 81% acreditam que os veículos estão equipados com tecnologia atualizada, 79% que o setor possui orientação para o futuro, 78% que os produtos estão adaptados para atender às necessidades dos clientes e 73% que é uma indústria cujo longo prazo é confiável.
Dentro do assunto meio ambiente, a opinião geral é de que a indústria progrediu, já que 68% dos entrevistados acreditam que o setor automotivo investe em fontes de energia sustentáveis e 70% enxergam o foco na redução da emissão de CO2.