Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Novo propulsor para mobilidade elétrica: O eixo elétrico 4 em 1 da Schaeffler

Novo propulsor para mobilidade elétrica: O eixo elétrico 4 em 1 da Schaeffler


De acordo com a fabricante, o componente é mais eficiência através da interação de motor elétrico, transmissão, eletrônica de potência e gerenciamento térmico em um sistema completo

Da Redação
25 de julho de 2022

“A Schaeffler está focada na mobilidade elétrica. A empresa demonstrou isso lançando simultaneamente novos acionamentos de eixos elétricos, eles são um elemento-chave da nova estratégia na mobilidade elétrica", diz Matthias Zink, CEO Automotive Technologies na Schaeffler AG.

Até o momento se podia integrar até três componentes a uma unidade compacta de acionamento. Com o assim chamado eixo elétrico 4 em 1, a Schaeffler está dando um passo à frente ao integrar o sistema de gerenciamento térmico, além do motor elétrico, da eletrônica de potência e da transmissão no Sistema de Eixo Elétrico. Isso torna o acionamento do eixo mais compacto e leve e garante mais conforto.

Um sistema de gerenciamento térmico particularmente eficiente também garante que um carro viaje mais com uma carga de bateria e carregue mais rapidamente. Outro novo desenvolvimento são os eixos elétricos para picapes e veículos comerciais leves. No futuro, a Schaeffler fornecerá esses eixos elétricos para fabricantes de automóveis, particularmente na América do Norte.

Eixo Elétrico com sistema de gerenciamento térmico integrado

O calor é um recurso escasso e valioso nos carros elétricos. Eles não têm o calor residual de motores a combustão interna para aquecer o interior, por exemplo.  Além disso, particularmente em temperaturas extremas altas e baixas, a autonomia e a capacidade de carregamento rápido da bateria dependem essencialmente se a bateria pode ser mantida em uma faixa de temperatura adequada.

“O sistema de gerenciamento térmico tem uma influência significativa na eficiência e no conforto do veículo”, diz Dr. Jochen Schröder, chefe da divisão de negócios de mobilidade elétrica da Schaeffler. A empresa já oferece sistemas de gerenciamento térmico para todos os tipos de arquitetura de propulsores de veículos e continua a desenvolvê-los. Uma nova abordagem é a combinação dos componentes de acionamento de um eixo elétrico com o sistema de gerenciamento térmico, o que era um módulo independente na maioria dos casos até agora.

Isso acontece porque os especialistas da Schaeffler sempre consideram o comportamento térmico dos componentes individuais, como do motor elétrico ou da eletrônica de potência, bem como o gerenciamento térmico mais eficiente e abrangente de todo o veículo. Por exemplo, um sistema de controle inteligente garante que o excesso de calor seja dissipado com eficiência da eletrônica de potência e do motor elétrico e que seja utilizado no interior do veículo. A temperatura da bateria também é regulada de tal maneira que o carro pode viajar mais com uma carga da bateria e ela é carregada mais rapidamente, aumentando o conforto em uma viagem.

Para a eletrificação de picapes médias, principalmente para o mercado norte-americano, a Schaeffler está desenvolvendo e fabricará o chamado eixo traseiro elétrico. No eixo traseiro elétrico, o motor elétrico, a transmissão, a eletrônica de potência e todo o eixo traseiro são conectados entre si e fornecidos ao cliente como uma unidade pronta para instalação. Eixos como esses têm mais de dois metros de largura. A Schaeffler já garantiu seus primeiros pedidos de eixos traseiros elétricos para fabricantes de automóveis. A empresa está, portanto, entrando em um novo segmento de mercado para acionamento de eixos elétricos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Tecnologia Ford em cada Peça
Pitstop
Pitstop
Uso indevido do MEI pode gerar multas e impedir crescimento das oficinas mecânicas
Pitstop
Pitstop
O Volks Festival está de volta! O evento, que reúne experiências e condições especiais para os modelos da marca, abre as portas na nova temporada em São Paulo