Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Nakata lança mais de 20 itens da linha de suspensão

Nakata lança mais de 20 itens da linha de suspensão

São pivôs e bandejas para oito marcas de veículos

Da Redação
15 de junho de 2022

Em constante evolução, o portfólio da Nakata recebe novos itens na linha de suspensão. São pivôs e bandejas para diversos veículos de diferentes marcas. Os lançamentos de pivôs atendem os modelos City - Fit - WR-V da HONDA, da marca VOLKSWAGEN são o Golf - Jetta - Nivus - Polo - T-Cross - Tiguan - Virtus, da NISSAN é a Frontier e da TOYOTA, a Hilux e o SW4.

Já as bandejas são destinadas aos modelos da HYUNDAI Creta e HR, VOLKSWAGEN Fox, Gol, Saveiro, Spacefox e Voyage, além da MITSUBISHI L200 e Pajero, Bravo e Stilo da FIAT, Hilux e SW4 da Toyota, City e Fit da HONDA, e Discovery 3 e 4 da LAND ROVER.

Componente da suspensão, a bandeja ou braço de suspensão tem como principal função ancorar a roda ao chassi ou monobloco do veículo. Dependendo do tipo de veículo pode ser dianteira ou traseira, transversal ou longitudinal.

O pivô de suspensão, conhecido também como pino esférico ou articulação, tem como função ligar a bandeja com a manga de eixo do veículo, possibilitando movimento angular das rodas.

Ao substituir o pivô de suspensão é importante avaliar também o estado dos componentes periféricos como terminais de direção e axial, bandeja e bieletas, além do alinhamento da direção. A durabilidade de outros itens pode ser reduzida se o pivô estiver com problema.

As bandejas não devem ser apertadas com o veículo suspenso no elevador, cavalete ou macaco. Esta operação irá provocar ruptura das buchas, em virtude do ângulo de funcionamento ultrapassar os limites de torção da bandeja. O aperto final deve ser feito sempre com o veículo apoiado no chão. Finalizada a troca dos componentes, o reparador deve testar o veículo através de pequenos arranques e frenagens para observar se acontece algum deslocamento excessivo da roda e, após a montagem, o veículo deve ser alinhado conforme especificação do fabricante.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas