Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Nakata lança cartilha sobre certificação de autopeças para orientar o mercado de reposição

Nakata lança cartilha sobre certificação de autopeças para orientar o mercado de reposição

Cartilha detalhada, com a finalidade de cada produto e certificação adequada.

Da Redação
18 de junho de 2014

A Nakata, fabricante de autopeças com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, pertencente à Affinia Automotiva, lança nova cartilha com informações detalhadas sobre o processo de certificação compulsória de autopeças, que determina, por meio da portaria nº 301 de 21/07/2011, a comercialização de diversos componentes com o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), entre eles, amortecedores de suspensão. “A certificação com o selo do Inmetro estimula o desenvolvimento do mercado de reposição, garantindo a comprovação de qualidade dos produtos e segurança para os consumidores. Por isso, devido à importância dessa medida, a Nakata está distribuindo gratuitamente cartilhas sobre o assunto para sanar eventuais dúvidas de lojistas e reparadores”, afirma a gerente de marketing da Affinia, Sabrina Carbone.

Além de dados detalhados sobre o processo, a cartilha aborda a finalidade, os produtos que devem apresentar o selo de certificação e outras dicas relacionadas à certificação de autopeças, bem como os prazos de comercialização.

A Nakata, que segue os padrões de qualidade internacionais exigidos pelas montadoras e rigoroso controle de qualidade dos produtos certificados por vários órgãos, recebeu a certificação de conformidade do Inmetro para amortecedores, em novembro de 2012. A homologação envolveu criterioso processo, seguindo as exigências estabelecidas pela norma NBR 13308/2010 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Todo o processo de certificação foi realizado pelo organismo de certificação  internacional SGS ICS.

No caso de amortecedores de suspensão, a obrigatoriedade do selo do Inmetro para fabricantes e importadores entrou em vigor em janeiro de 2013. Para distribuidores, o prazo para comercialização se encerrou em julho de 2013 e para o varejo termina no mês que vem (julho de 2014). A portaria exige o selo do Inmetro para amortecedores no mercado de reposição destinados a veículos fabricados a partir de janeiro de 2000. Há algumas exceções que estão destacadas na cartilha.  

O selo do Inmetro é gravado na peça e também na embalagem para facilitar a visualização. Segundo a gerente de marketing da Affinia, o aplicador pode usar também a cartilha para informar o seu cliente sobre esta importante medida que contribui para a segurança não só dos ocupantes do veículo, mas também do trânsito.

A cartilha da Nakata sobre a certificação do Inmetro também está disponível em versão on-line pelos siteswww.sincopecas.org.bre www.nakata.com.br.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?