Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Nakata lança cartilha sobre certificação de autopeças para orientar o mercado de reposição

Nakata lança cartilha sobre certificação de autopeças para orientar o mercado de reposição

Cartilha detalhada, com a finalidade de cada produto e certificação adequada.

Da Redação
18 de junho de 2014

A Nakata, fabricante de autopeças com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, pertencente à Affinia Automotiva, lança nova cartilha com informações detalhadas sobre o processo de certificação compulsória de autopeças, que determina, por meio da portaria nº 301 de 21/07/2011, a comercialização de diversos componentes com o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), entre eles, amortecedores de suspensão. “A certificação com o selo do Inmetro estimula o desenvolvimento do mercado de reposição, garantindo a comprovação de qualidade dos produtos e segurança para os consumidores. Por isso, devido à importância dessa medida, a Nakata está distribuindo gratuitamente cartilhas sobre o assunto para sanar eventuais dúvidas de lojistas e reparadores”, afirma a gerente de marketing da Affinia, Sabrina Carbone.

Além de dados detalhados sobre o processo, a cartilha aborda a finalidade, os produtos que devem apresentar o selo de certificação e outras dicas relacionadas à certificação de autopeças, bem como os prazos de comercialização.

A Nakata, que segue os padrões de qualidade internacionais exigidos pelas montadoras e rigoroso controle de qualidade dos produtos certificados por vários órgãos, recebeu a certificação de conformidade do Inmetro para amortecedores, em novembro de 2012. A homologação envolveu criterioso processo, seguindo as exigências estabelecidas pela norma NBR 13308/2010 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Todo o processo de certificação foi realizado pelo organismo de certificação  internacional SGS ICS.

No caso de amortecedores de suspensão, a obrigatoriedade do selo do Inmetro para fabricantes e importadores entrou em vigor em janeiro de 2013. Para distribuidores, o prazo para comercialização se encerrou em julho de 2013 e para o varejo termina no mês que vem (julho de 2014). A portaria exige o selo do Inmetro para amortecedores no mercado de reposição destinados a veículos fabricados a partir de janeiro de 2000. Há algumas exceções que estão destacadas na cartilha.  

O selo do Inmetro é gravado na peça e também na embalagem para facilitar a visualização. Segundo a gerente de marketing da Affinia, o aplicador pode usar também a cartilha para informar o seu cliente sobre esta importante medida que contribui para a segurança não só dos ocupantes do veículo, mas também do trânsito.

A cartilha da Nakata sobre a certificação do Inmetro também está disponível em versão on-line pelos siteswww.sincopecas.org.bre www.nakata.com.br.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas