Se você perceber que o veículo está puxando muito para a esquerda ou à direita quando estiver dirigindo por uma via reta e com pouco vento lateral, ou quando os pneus estiverem apresentando desgaste anormal, o alinhamento das rodas pode necessitar de ajustes. Portanto, você deve levar o veículo a um reparador ou uma oficina de boa reputação para fazer a verificação do alinhamento das rodas. É um processo simples, que pode exigir um ligeiro ajuste dos componentes da suspensão dianteira e/ou traseira. Se as rodas do seu veículo não estiverem alinhadas corretamente, isso poderá causar desgaste anormal dos pneus ou até mesmo um acidente de trânsito.
O alinhamento do veículo deve ser feito todas as vezes que for efetuada a troca de algum item da suspensão, pneus e rodas preventivamente de acordo com a recomendação da montadora. Para que o serviço seja feito de forma correta, é necessário fazer uma verificação criteriosa nos itens de suspensão e direção, como recomenda o técnico da Nakata, Eduardo Guimarães, “o mecânico deve verificar se há folga nos pivôs, terminais, buchas de bandeja, rolamentos, coluna de direção e cruzeta antes de iniciar o alinhamento”, afirma.
Um detalhe importante na hora de acertar o alinhamento é: soltar a abraçadeira da coifa da caixa de direção para não torcê-la e provocar o seu rompimento, o pneu também precisa estar calibrado adequadamente, conforme as especificações da montadora (isso deve ser verificado antes de fazer o alinhamento).
Caso alguma dessas medidas apresente divergência em relação ao especificado a mesma deve ser corrigida com atenção, sempre obedecendo a recomendação da montadora do veículo.
Nem sempre fazer o diagnóstico de um defeito no veículo na hora da manutenção é uma tarefa fácil, especialmente, em sistemas mais complexos como o de suspensão que é composto por diversos componentes, entre eles, amortecedores, molas, batentes, coxins e bandejas. Barulhos provenientes do sistema de suspensão podem ser ocasionados por diversos motivos, como folgas, aplicação de peças de má qualidade ou inadequadas ao modelo do veículo e até mesmo montagem incorreta.
A revisão é responsável pelo desempenho adequado do carro e por precaver o desgaste das peças do automóvel, garantindo segurança, poupando o tempo do motorista, dinheiro e problemas que possa vim ocorrer.