Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Motorservice destaca procedimentos para instalação das válvulas do cabeçote em sua websérie sobre recondicionamento de motores

Motorservice destaca procedimentos para instalação das válvulas do cabeçote em sua websérie sobre recondicionamento de motores

Para a instalação do conjunto completo das válvulas e componentes – guias, molas prato e travas, inicialmente, é necessário verificar o diâmetro da guia de válvula com súbito interno, considerando as especificações do fabricante

Da Redação
28 de março de 2022

As válvulas do cabeçote são responsáveis pela vedação da câmara de combustão, por controlar a troca dos gases no motor e pela dissipação do calor através do cabeçote. Elas desempenham um importante papel no motor do veículo, por isso, é fundamental observar alguns cuidados na hora da manutenção.

Antes da instalação, é preciso verificar algumas características dimensionais das válvulas do cabeçote, que podem ser comparadas com as válvulas usadas, como, por exemplo, o comprimento total da válvula, o diâmetro da cabeça, o diâmetro da haste, o ângulo de assentamento e o tipo de chaveta para as travas. Nas usadas, é importante se atentar para os danos devido aos impactos nas regiões de assentamento e extremidade da haste. Em seguida, basta verificar o comprimento total da válvula, o diâmetro da cabeça, o diâmetro da haste, o ângulo de assentamento, o tipo de chaveta para as trava, e a concentricidade da superfície dos assentos de válvulas com prisma e relógio comparador. Travas devem ser sempre substituídas, bem como válvulas deformadas.

Para a instalação do conjunto completo das válvulas e componentes – guias, molas prato e travas, inicialmente, é necessário verificar o diâmetro da guia de válvula com súbito interno, considerando as especificações do fabricante. Caso a folga seja excessiva, a válvula ou a guia poderão estar desgastadas e deverão ser substituídas. Se a folga for insuficiente, a guia de válvula deverá ser retificada. Depois verifique a altura da válvula em relação à face do cabeçote, seguindo as especificações do fabricante.

Em seguida, deve ser feito o teste de estanqueidade da válvula. Em caso de vazamento a sede do cabeçote deve ser retificada ou efetuar o assentamento da válvula.

Também é necessário lubrificar as hastes da válvula e deslizar as vedações usando a bucha protetora lubrificada. Empurre as vedações da haste nas guias utilizando ferramenta de encaixe adequada.

As molas são pressionadas pela ferramenta junto com o prato para inserir as metades das travas de forma que sejam colocadas nas ranhuras. É mandatório a verificação das molas quanto ao comprimento, angularidade e tensão, seguindo recomendações do fabricante. Deve ser usado um dispositivo para medir a tensão, pressão ou carga das molas.

Este vídeo pode ser conferido no canal do Youtube da empresa, na playlist Brasil, acesse aqui. https://www.youtube.com/c/motorservicegroup.

Para mais informações, acesse www.ms-motorservice.com.br

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas