Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Marelli fornece inversor para a nova scooter elétrica BMW CE 04

Marelli fornece inversor para a nova scooter elétrica BMW CE 04

O inversor, é uma tecnologia chave em veículos elétricos, desenvolvido e fabricado internamente pela Marelli, assim como o software

Da Redação
30 de março de 2022

A Marelli, fornecedora líder no setor automotivo global, contribuirá com o fornecimento do inversor - componente fundamental de um motor elétrico - para a nova scooter elétrica BMW CE 04, reconhecida como um dos veículos elétricos mais avançados de sua categoria.

Graças a seu potencial interno de engenharia e produção, o inversor fornecido para a BMW CE 04 é inteiramente desenvolvido e fabricado pela Marelli. O sistema foi projetado para otimizar a utilização e reutilização de energia, maximizando o desempenho e a eficiência.

Hannes Prenn, presidente da divisão de Eletrificação de Veículos da Marelli, afirma: "Estamos muito satisfeitos por estar a bordo de um veículo elétrico tão importante como o BMW CE 04. A disponibilidade de novos veículos elétricos de duas rodas amplia ainda mais a oportunidade de os usuários entrarem na mobilidade do futuro", e o presidente acrescenta: "A tecnologia do inversor é um facilitador fundamental para garantir um gerenciamento eficiente de energia em todos os veículos elétricos. Nesse sentido, continuamos a projetar soluções avançadas neste campo, tanto para quatro rodas quanto para duas rodas, para complementar nossa oferta no segmento de eletrificação, que também inclui sistemas de propulsão elétricos e soluções para o gerenciamento térmico desses sistemas.  Tudo isso faz parte de nossa missão de promover a mobilidade elétrica, fornecendo aos nossos clientes soluções eficientes, de alto desempenho, confiáveis e inovadoras para seus veículos elétricos."

A função de um inversor é converter a corrente direta (DC) gerada pelas baterias em corrente alternada trifásica (AC), necessária para o funcionamento do motor elétrico. Aplicações elétricas para veículos de duas rodas trazem novos desafios devido à necessidade de adaptação a limites dimensionais muito rigorosos, exposição a ambiente externo (em condições extremas quentes / frias, contato com água, umidade etc.) e requerem alta densidade de energia.

Em particular, o inversor da scooter elétrica BMW CE 04 fornece pico de 43,5 Kilowatt com tensão nominal de 145 Volts, com potência máxima (300 Amper RMS) na faixa de 115 a 175 Volts.

De acordo com a fabricante, esse tipo de inversor desenvolvido pela Marelli possui características distintas, como flexibilidade e uma arquitetura escalável, que permite ter variáveis mais potentes (até 450 Ampere RMS - 348 Volts) com as mesmas dimensões, ocupando o mesmo espaço.

O software do inversor também foi desenvolvido pela Marelli – enquanto o software do veículo é fornecido pela BMW – e está localizado em uma unidade de controle eletrônico (ECU – Electronic Control Unit) localizada na carcaça do inversor. O software está em conformidade com os padrões do Autosar (AUTomotive Open System ARchitecture) e é especialmente personalizado para os padrões de diagnóstico exigidos pela BMW. Os requisitos de segurança funcionais estão em conformidade com o padrão ASIL B (Automotive Safety Integrity Level B).

A gama completa de inversores Marelli inclui tecnologias de alto desempenho de 400 e 800 Volts, projetadas para serem flexíveis e modulares, utilizando conversores de frequência (IGBT) com dispositivos de energia baseados em carboneto de silício (SiC) e nitreto de gálio (GaN). Como fornecedora de todos os componentes de propulsão elétrica e térmicos necessários para o gerenciamento, controle e otimização de todo o fluxo de energia em veículos elétricos, a Marelli desenvolve e fabrica tecnologias de ponta para maximizar a densidade e eficiência de energia: além de inversores e eletrônica de potência, as tecnologias fornecidas incluem motores elétricos, sistemas integrados de eixos eletrônicos (eixos eletrificados) e soluções para gerenciar todos os sistemas térmicos do veículo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?