A revisão de importantes componentes pode ser feita de maneira muito simples e rápida em serviços autorizados.
Dentro do portfólio Magneti Marelli, há produtos que podem ser substituídos com facilidade, como, por exemplo, as palhetas dos limpadores de para-brisa. Se estiverem desgastadas, certamente não desempenharam sua função de modo eficiente e eficaz, prejudicando a visão do condutor. A má visibilidade é uma das principais causas de acidentes nas estradas. Além disso, palhetas desgastadas podem causar riscos no para-brisa.
Filtros, lâmpadas, fluidos para radiadores e baterias também entram dentro desta “categoria” e podem ser verificados ou substituídos facilmente. Veja alguns destaques a seguir:
Filtros de óleo, ar, combustível e cabine merecem atenção na revisão preventiva. O primeiro é fundamental para que a lubrificação ideal seja mantida, evitando danos ao motor.
A Marelli Cofap recomenda que a substituição do filtro de óleo seja feita conforme as orientações do fabricante do veículo. Já o filtro de ar retém as partículas contidas no ar aspirado pelo motor, evitando a sua entrada no motor e reduzindo o risco de desgaste excessivo de componentes como pistões, anéis e camisas de cilindro, entre outros.
Os filtros de combustível têm a função de isentar os combustíveis das partículas e resíduos existentes nos tanques e até mesmo no próprio combustível. É utilizado em todos os motores de combustão, sejam movidos a gasolina, etanol ou diesel, com sistema de injeção eletrônica ou carburador. A troca do filtro de combustível previne o desgaste da bomba de combustível e a performance do motor.
O filtro de cabine, por sua vez, está presente nos veículos equipados com ar-condicionado e garante um ambiente interno mais limpo e agradável ao minimizar a entrada de bactérias e fungos, que se instalem nos dutos de ventilação e podem causar odores desagradáveis e risco de problemas respiratórios. É importante levar em consideração o ambiente onde o veículo é utilizado. Rodar em estradas de terra é sempre muito mais agressivo para os sistemas automotivos devido ao excesso de poeira, principalmente para os filtros.
Os filtros de cabine impedem que contaminantes externos cheguem até o habitáculo. O componente tem importância fundamental para a saúde dos ocupantes. A manutenção do componente é, consequentemente, cuidar da higiene interna do veículo. Um aliado na higienização do habitáculo é o Ozonator. O Ozonator Magneti Marelli é um equipamento dedicado à higienização de veículos através do processo de oxi sanitização. Ele auxilia na eliminação de vírus, bactérias , ácaros, insetos, mofo, substâncias químicas danosas, além de fumaça e odores. O processo de oxi sanitização é rápido, com duração estimada de 15 minutos em carros médios e 25 minutos em SUVs e picapes, e pode ser realizado periodicamente. Trata-se de um modo natural para remover todas as impurezas que se acumulam no habitáculo e no sistema de ar condicionado, inclusive o evaporador.
Outra recomendação da Marelli Cofap é verificar sempre o nível do fluído de arrefecimento para evitar o superaquecimento do motor. O preenchimento do reservatório do fluido de arrefecimento com água não é recomendado e por isso devemos sempre utilizar um fluído para radiador. Os fluidos para radiadores Magneti Marelli possuem a formulaçãopara auxiliar a gestão térmica do sistema de arrefecimento, prevenindo a oxidação dos componentes com os quais mantém contato no circuito de refrigeração – motor, mangueiras, radiador, bomba de água, válvula termostática – além de elevar a temperatura de ebulição do líquido que circula no sistema, sempre respeitando as especificações exigidas pelos fabricantes dos veículos.
Os cuidados com a bateria também não podem ser negligenciados. A marca disponibiliza baterias nos modelos TOP, Premium, Estrada, Standard e EFB dedicadas a veículos com start stop, sendo todas as famílias com grade estampada, o que assegura qualidade e durabilidade do produto, além de atender às diversas demandas do mercado. O primeiro tipo não necessita de manutenção, mas recomenda-se a verificação da carga. As baterias “abertas” requerem mais atenção, já que o nível da solução em seu interior deve ser controlado para que a bateria alcance a maior vida útil, com o melhor desempenho possível. O componente dá indícios quando sua vida útil está chegando ao fim. Dificuldade ao dar a partida no motor, oxidação nos terminais e acendimento da luz de alerta no painel de instrumentos do veículo são sinais de que a bateria deve ser verificada imediatamente.
Além da manutenção básica, não podemos esquecer, por uma questão de segurança, da manutenção preventiva dos itens de suspensão, em especial os amortecedores. O sistema de suspensão é responsável pela estabilidade e dirigibilidade do carro, absorvendo os impactos do solo e reduzindo solavancos e vibrações para a cabine, ou seja, de extrema importância para a segurança e conforto do motorista e passageiros.
Para mais informações, acesse www.mmcofap.com.br.