Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. MANN+HUMMEL patrocina segunda edição do projeto Indaiatuba Sustentável

MANN+HUMMEL patrocina segunda edição do projeto Indaiatuba Sustentável

A Prefeitura de Indaiatuba apresentou nesta quarta-feira (21), a segunda edição do projeto Indaiatuba Sustentável, uma iniciativa do município voltada para a promoção da cultura como instrumento de educação para a sustentabilidade.

Da Redação
26 de maio de 2014

 

 Durante coletiva de imprensa participou o prefeito em exercício, Luiz Alberto Pereira ‘Cebolinha’ (PMDB); a secretária de educação Rita de Cássia Trasferetti; a gestora do Bosque do Saber, Lucelaine Dias; o diretor da Sýn Criativa, Carlos Abras; a coordenadora de Desenvolvimento, Comunicação e Responsabilidade Social da empresa MANN+HUMMEL Brasil, Érica Ruesch. 

 

Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, e patrocinado pela MANN+HUMMEL Brasil, a programação do Indaiatuba Sustentável para a população acontece de 5 a 29 de junho com atividades que fortalecem o engajamento socioambiental e cultural no município para a construção de uma cidade mais humana e com qualidade de vida. Toda programação será gratuita. 

O prefeito em exercício agradeceu a parceria com a MANN+HUMMEL Brasil. “Quero agradecer pela parceria que deixa o município ainda maior dentro do tema sustentabilidade. Temos que criar hábitos sustentáveis e mantê-los para passar as outras gerações”, comentou. 

 

A secretaria de Educação ressaltou a importância da parceria. “Esse é o segundo ano de parceria com a MANN+HUMMEL Brasil e vamos intensificar as atividades no Bosque do Saber. Esse trabalho é importante, pois a criança aprende muito e é uma excelente oportunidade para olhar o urbano e o meio ambiente” relatou Rita. A gestora do Bosque do Saber, Lucelaine passou um parâmetro dos ganhos com o projeto de 2013. “Tivemos um ganho muito grande com a oficina de stopmotion, pois os alunos usaram o recurso para desenvolver o livro virtual e esses venceram o concurso, então além do conhecimento ambiental é passado o conhecimento tecnológico”, disse. 

 

Para Érica Ruesch, Coordenadora de Desenvolvimento, Comunicação e Responsabilidade Social da empresa MANN+HUMMEL Brasil, “A nossa parceria está consolidada e o evento foi incluído no calendário da cidade. Nos orgulhamos por viabilizar diálogos como estes que, certamente, promoverão melhor entendimento sobre sustentabilidade e oportunidades de incorporá-la no dia a dia. Enquanto cidadãos, nós – e não apenas as empresas, ou as cidades – somos parte da solução para os problemas que enfrentamos hoje”. 

 

Promovendo a cultura como instrumento de educação para a sustentabilidade, sua programação contempla diversas atividades, como oficinas, fórum de debates, exposição e shows artísticos. Para a Secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, “O Indaiatuba Sustentável é uma oportunidade que a cidade tem de promover atividades educadoras que permitam o entendimento da população sobre o seu papel enquanto protagonista para a construção de uma cidade melhor e com qualidade de vida”. 

 

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: 

LANÇAMENTO DO INDAIATUBA SUSTENTÁVEL (DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE) 

05 de junho, quinta-feira, às 19h30, na Sala Acrísio de Camargo – CIAEI 

SHOW MUSICAL: HERMETO PASCOAL E ALINE MORENA 

 

O show conta com a voz, o piano, a viola caipira, o violão, a zabumba e a percussão corporal de Aline Morena e o cavaquinho, o piano, a viola caipira, o trompete, as flautas, o berrante, a escaleta e o oito baixos de Hermeto Pascoal, além de um palco recheado de instrumentos alternativos como piscina, bacias, chocalhos de boi, bonequinhos, saia de alumínio, vestido de copos de iogurte. 

O público continua fazendo parte do show, cantando com eles melodias sem letra e até a poesia universal criada pelo Hermeto e recitada ou cantada pela Aline. É um show de Música Universal, vai do mais regional ao mais contemporâneo, do complexo ao simples, e vice-versa, misturando diferentes ritmos e estilos com muito bom gosto! O show modifica-se à cada apresentação. É, portanto, repleto de surpresas sonoras, inclusive para eles mesmos, que são espontâneos e intuitivos. Nesse show, o SOM sempre fala mais alto! 

Livre. Gratuito. 

A retirada de ingressos ocorrerá no CAIEI, dia 05 de junho, a partir das 17h30. 

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: A NATUREZA DO FOTÓGRAFO 

De 5 a 29 junho | Foyer da Sala Acrísio de Camargo – CIAEI 

A exposição fotográfica apresenta o trabalho de sete profissionais de destaque no cenário nacional que produzem narrativas aprofundadas de temas relacionados à conservação. Testemunhas das mudanças impostas pelo progresso e do que ainda permanece intocado no nosso planeta, os fotógrafos Érico Hiller, Izan Petterle, João Marcos Rosa, Luciano Candisani, Maurício de Paiva, Rodrigo Baleia e Victor Moriyama apresentam 42 imagens impactantes selecionadas por Cristina Veit, que foi, por 13 anos, editora de fotografia da revista National Geographic Brasil. 

 

Livre. Gratuito. 

OFICINA E CAMINHADA FOTOGRÁFICA 

08 de junho, às 09h, no Bosque do Saber (33º Domingo Ecológico) 

A oficina de fotografia tem como objetivo discutir e apresentar caminhos que contribuam para a adoção de práticas mais sustentáveis no dia a dia das pessoas, estimulando a criatividade e um novo olhar. A oficina, acompanhada de caminhada fotográfica, será aberta ao público e irá abordar aspectos técnicos e criativos da fotografia. 

 

Oficineiro: Ricardo Lima (Jornalista, curador e idealizador do Festival Hercule Florence de Fotografia de Campinas). 

Livre. Gratuito. 

FÓRUM DE DEBATES: EMPREENDEDORISMO CRIATIVO E SUSTENTÁVEL 

10 de junho, às 19h30, no Bosque do Saber 

Conversa com Rachel Negrão, economista, consultora na área de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa, e Erick Krulikowski, empreendedor criativo, coordenador das aulas do Empreendedores Criativos do Cemec e Santander. 

Profissionais que trabalham com o tema cultura, educação e sustentabilidade. Os especialistas apresentarão o panorama atual dos desafios socioambientais e culturais, apontando experiências e práticas que podem servir de referência para o mercado de trabalho.

 

Livre. Gratuito. 

Rachel Negrão 

Economista formada pelo Instituto de Economia da Unicamp; Doutora em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica da USP (EPUSP), com tese desenvolvida na área de Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental aplicada ao caso da Companhia Vale do Rio Doce. É docente aposentada da Unicamp, pelo Departamento de Administração e Política de Recursos Naturais do Instituto de Geociências, onde ainda atua em Educação para a Sustentabilidade, ministrando disciplinas relacionadas à Economia do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Gestão e Política de Recursos Naturais (ênfase em recursos minerais e hídricos) em cursos de pós-graduação e graduação. Administradora Pública (FGV), Mestre em Administração e Doutora em Urbanismo (USP). Assessora para a ONU, é sócia-diretora da Garimpo de Soluções, empresa pioneira em economia da cultura, economia criativa, cidades criativas e desenvolvimento.

 

Eric Krulikowski 

Possui mais de 15 anos de experiência em gestão executiva de projetos e negócios nas áreas da cultura, educação e saúde, com ênfase em planejamento estratégico, administração financeira, captação de recursos e desenvolvimento institucional. Graduado em Música pela Universidade de São Paulo (USP), tem MBA com ênfase em Marketing pela Universidad Latinoamericana de Ciencia y Tecnologia (San Jose, Costa Rica). Participou do curso de Análise de Empresas e valor do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). 

 

Foi gerente administrativo do projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde). Atuou como captador de recursos e integrou o Grupo Gestor do Museu da Pessoa, sendo responsável pela estruturação do espaço de atendimento ao público, e coordenador de projetos especiais da Fábrica do Futuro. Trabalhou na La Fabbrica do Brasil como coordenador de projetos junto a clientes como Fiat e Nestlé, quando liderou os projetos “Tesouros do Brasil” e “Um poema chamado Brasil”, este último premiado pela Revista EXAME - Guia da Boa Cidadania Corporativa 2004 - Destaque na categoria Cultura. Articulou projetos junto a instituições como UNESCO, MEC, MinC, UNICEF, Iphan, SEBRAE-MG, Petrobras, Instituto Votorantim e Instituto Camargo Corrêa 

 

PALESTRA: NARRATIVAS DO AMBIENTE 

Dia 11 de junho, às 19h30, no CIAEI – sala Takashi 

Os fotógrafos da exposição João Marcos Rosa (MG) e Érico Hiller (SP) comentam os trabalhos expostos e falam sobre suas aventuras em campo, contando as histórias por trás das imagens. Discutem ainda suas motivações ao escolher temas de conservação, bem como o processo de criação de narrativas visuais. 

Os participantes da palestra estarão concorrendo a dois quadros da exposição de fotografias que serão entregues após o período da exposição. 

 

Livre. Gratuito. 

SHOW TEATRAL – GRUPO PARLAPATÕES 

24 de junho, terça-feira, às 19h30, na Sala Acrísio de Camargo – CIAEI 

Parapapá! Circo Musical é o novo espetáculo infantil dos Parlapatões feito em parceria com a Banda Paralela. 

Com roteiro de Hugo Possolo, traz diversas canções da MPB que se inspiram no circo, também algumas cantilenas típicas da tradição circense e recupera antigos lundus, músicas típicas dos circos do final do século XVIII. O ponto de partida do espetáculo é o CD Circo, gravado pelos Parlapatões e diversos convidados em 1998 (Gravadora Atração), que foi naquele ano indicado ao Prêmio Sharp de melhor CD Infantil. Feito por encomenda da Funarte, o CD traz canções tradicionais e uma narrativa que contava a História do Circo no Brasil. 

 

No espetáculo Parapapá! Circo Musical o mote é outro. As canções fazem a narrativa de uma história singela. Um menino pobre do interior vê a chegada do circo em sua cidade, mas não tem dinheiro para ir ao espetáculo. Não se sabe se é sua imaginação ou realidade, mas ele vê os seus brinquedos simples – como peões, ioiôs e bolas de gude – se transformarem em números circenses. Passam por ele, mágicos, malabaristas, trapezistas e acrobatas. Nessa mistura entre sonho e realidade, o Menino ajuda o Palhaço da trupe a conquistar a Trapezista, por quem é apaixonado. Em retribuição o palhaço ensina ao menino como fazer algumas brincadeiras. Mas tudo que é bom acaba, chegando a hora da partida... Será que esse Menino seguirá com o Circo? Ou o Circo seguirá nele? 

 

Livre. Gratuito. 

A retirada de ingressos ocorrerá no CAIEI, dia 24 de junho, a partir das 17h30. 

SOBRE O INDAIATUBA SUSTENTÁVEL 

Paralelamente às suas funções tradicionais (econômica, política e de prestação de serviços), as cidades devem exercer e desenvolver a formação de todos os seus cidadãos, principalmente, de crianças e jovens, mas com a vontade decidida de incorporar pessoas de todas as idades, numa formação ao longo da vida. 

Baseado na Carta das Cidades Educadoras, originada no 1° Congresso Internacional das Cidades Educadoras, em novembro de 1990, na cidade da Barcelona; e no Programa Municípios Educadores Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente, o projeto Indaiatuba Sustentável criará espaços para a promoção da sustentabilidade socioambiental por meio da educação e da cultura no município de Indaiatuba. 

 

Uma plataforma de atividades que atende aos grandes desafios das cidades no século XXI: primeiro, investir na educação de cada pessoa, de maneira a que esta seja cada vez mais capaz de exprimir, afirmar e desenvolver o seu potencial humano, assim como a sua singularidade, a sua criatividade e a sua responsabilidade. Segundo, promover as condições de plena igualdade para que todos possam sentir-se respeitados e serem respeitadores, capazes de diálogo. 

 

Serviço 

Projeto Indaiatuba Sustentável 

Realização: Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Sýn Criativa Comunicação e Produções Culturais 

Patrocínio: MANN+HUMMEL Brasil 

Abertura oficial: 05 de junho de 2014, quinta-feira, às 19h30 

Período: de 23 de maio a 29 de junho de 2014 

Local: CIAEI - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 

 

www.indaiatubasustentavel.com.br

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas