Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Mann-Filter dá dicas sobre manutenção dos filtros de moto

Mann-Filter dá dicas sobre manutenção dos filtros de moto

É muito importante fazer a troca corretamente, para maior durabilidade do motor

da redação
04 de julho de 2016

Filtros de motos com manutenção em dia garantem mais rentabilidade ao veículo e segurança ao condutorNos últimos tempos, o mercado tem estado em expansão constante. Entre 2006 e o início de 2016 a venda de motos aumentou mais de 160% no Brasil, segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares). Diante disto, a MANN-FILTER, fabricante mundial de filtros automotivos, chama atenção para a importância de se fazer a manutenção correta dos filtros: “Nem todas as motos saem de fábrica com todos os filtros é uma configuração que a montadora define, mas as instruções do manual do proprietário devem ser seguidas à risca para evitar danos ao motor e riscos ao condutor”, explica André Gonçalves, consultor técnico da empresa. Nas motos os filtros possuem a mesma função que os dos carros: eles retêm partículas indesejadas no ar, óleo e combustível. É importante levar em consideração, além do manual do proprietário, o local onde esta motocicleta irá trafegar. “Normalmente o filtro do ar é mais exigido nas motos, por ficar mais exposto. Se trafegar constantemente em estrada de terra, ou em grandes centros urbanos nos chamados ‘corredor’ no qual existe uma poeira fina de diversas origens e a tendência é que o meio filtrante do ar sature mais rapidamente nas duas condições. Neste caso é necessária a avaliação por parte de um técnico em lubrificação”, diz André. A qualidade dos produtos utilizados também deve ser avaliada: “Como em qualquer segmento, existem produtos de baixa e alta qualidade entre os filtros isso não muda, e saber identifica-los ajuda a preservar o motor. Produtos de baixa qualidade permitem a passagem de partículas muito maiores do que as aceitáveis pelo motor”, afirma consultor. O motorista deve ficar atento: dentre complicações que uma manutenção feita de maneira incorreta pode proporcionar, está inclusive a perda da garantia da motocicleta, caso ainda esteja em vigor. “Muitas vezes a troca de óleo acaba passando da quilometragem ideal e quando efetuada, os filtros saturados não são trocados, falha muito comum. Outro fato muito comum é a remoção do elemento filtrante do ar, isto reduz drasticamente a vida útil do motor além de consumir mais combustível. Por isso a MANN-FILTER tem esta preocupação de sempre alertar e orientar os proprietários acerca da manutenção dos filtros”, finaliza.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas