Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. MAHLE estabelece padrão global para carregamento sem fio de veículos elétricos

MAHLE estabelece padrão global para carregamento sem fio de veículos elétricos


A SAE International escolheu o sistema de posicionamento da MAHLE como a solução global para o carregamento sem fio de veículos elétricos.

Da redação
30 de novembro de 2023

A SAE International escolheu o sistema da MAHLE como a solução global para o carregamento sem fio. O carregamento indutivo, ou seja, sem fio, de veículos elétricos é muito mais conveniente, pois não é necessário lidar com cabos ou procurar por uma estação de carregamento com um plugue adequado. A MAHLE desenvolveu uma tecnologia que permite que um veículo elétrico seja precisamente alinhado acima da bobina de carregamento no chão.

A SAE, uma renomada associação sem fins lucrativos voltada para o avanço das tecnologias de mobilidade, sediada nos Estados Unidos, fecha assim a última lacuna na padronização do carregamento indutivo que estava aberta há dez anos. A solução da MAHLE agora abre caminho para o lançamento abrangente e rápido dessa alternativa atraente ao carregamento sem fio para baterias e veículos elétricos e híbridos.

"A MAHLE está estabelecendo padrões. A decisão da SAE a favor de nossa tecnologia confirma a expertise de sistemas da MAHLE em eletrificação também. Isso será um forte impulso para a e-mobilidade", afirmou Arnd Franz, Presidente do Conselho de Administração da MAHLE e CEO.

O sistema de posicionamento DIPS (Differential Inductive Positioning System) da MAHLE representa uma mudança de paradigma no campo da e-mobilidade. Ele é baseado em um campo magnético e estabelece automaticamente uma conexão com o ponto de carregamento à medida que o veículo elétrico se aproxima.

Um sistema de navegação especial na tela do veículo auxilia o motorista à posicionar o carro no local ideal. É a partir daí que o processo de carregamento começa automaticamente. Isso também funciona com um veículo de estacionamento autônomo, no qual o sistema de estacionamento recebe as instruções de posicionamento necessárias em vez do motorista.

Graças ao exclusivo sistema de posicionamento da MAHLE, o processo de estacionar o veículo pode ser realizado de maneira fácil e reproduzível em uma única tentativa. Isso também se aplica a condições ambientais desfavoráveis, como cobertura de neve ou folhas molhadas na placa inferior.

Para o carregamento sem fio de veículos elétricos, todos os componentes relacionados à infraestrutura e ao lado do veículo devem ser padronizados. Somente assim, os fabricantes de veículos e os provedores de infraestrutura podem oferecer uma solução ao mercado que garanta compatibilidade independentemente do fabricante. A MAHLE disponibilizará sua solução para toda a indústria por meio de um modelo de uma licença chamada FRAND (Fair, Reseable e Non Discriminatory ou, em português, Justas, Razoáveis e Não Discriminatórias).

A ampla aplicabilidade do sistema também possibilitará futuras aplicações móveis, como o carregamento por meio de bobinas de indução durante a condução. A MAHLE formulou este padrão em conjunto com a empresa Electreon Wireless.

Em termos de infraestrutura de carregamento, a MAHLE tem confiado há muito tempo no carregamento sem fio, que é uma alternativa conveniente e promissora para veículos elétricos. "Siemens e Witricity são dois parceiros fortes ao nosso lado com os quais estamos avançando conjuntamente no sistema completo de infraestrutura de carregamento e engenharia automotiva", afirmou o Dr. Harald Straky, Chefe de Pesquisa Corporativa e Engenharia Avançada na MAHLE.

A SAE International reúne mais de 128.000 engenheiros e especialistas em tecnologia das indústrias aeroespacial, automotiva e de veículos comerciais. A SAE desenvolve padrões de tecnologia globais, incluindo a padronização do número de identificação do veículo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Renova Ecopeças já reciclou mais de 30 mil veículos em 12 anos de operação
Pitstop
Pitstop
BATERIAS MOTORCRAFT®
Pitstop
Pitstop
Garage Show retorna à Automec com Performances de Drift