Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Magneti Marelli apresenta as válvulas termostáticas

Magneti Marelli apresenta as válvulas termostáticas

A fabricante segue comprometida com sua estratégia de oferecer um portfólio completo para o mercado de reposição!

Da Redação
23 de abril de 2021

Um dos componentes mais importantes do sistema de arrefecimento, sua função é manter a temperatura do motor dentro dos parâmetros especificados pelo fabricante do veículo em qualquer condição de utilização, bloqueando ou liberando a passagem do líquido de arrefecimento para o radiador. As válvulas termostáticas desempenham um papel essencial, inclusive na redução da emissão de poluentes e consumo de combustível, ao manter a temperatura ideal de funcionamento do motor, já que atua diretamente no aquecimento do motor após a partida e para evitar o superaquecimento.

Devido à sua importância no sistema de refrigeração e ao ambiente extremamente agressivo em que atua, em meio ao fluido refrigerante a altas temperaturas, as peças são fabricadas de acordo com os parâmetros dos produtos genuínos, o que garante desempenho idêntico ao do produto original. Esse cuidado faz com que o item tenha excepcional durabilidade, com uma relação custo/benefício muito vantajosa.

De acordo com Magneti Marelli, sua linha de válvulas termostáticas atende a cerca de 70% da frota nacional, com mais de 90 códigos para as principais marcas de veículos leves e pesados que circulam pelo Brasil.

Para facilitar o trabalho dos reparadores, além de oferecer as válvulas individualmente, cujo sufixo dos códigos das peças é sempre MMVT, a Marelli Cofap Autopeças oferece também o conjunto válvula termostática, carcaça e sensor, cujo sufixo dos códigos é MMVTK. Com esse conjunto, os profissionais têm à disposição componentes que se ajustam perfeitamente à aplicação indicada, facilitando a manutenção do sistema e eliminando eventuais dúvidas sobre o perfeito encaixe de válvula, carcaça e sensor.

Os técnicos da empresa alertam que válvulas termostáticas fora do padrão ou que apresentem problemas de funcionamento, podem deixar de realizar a sua função, o que pode causar o superaquecimento do motor, já que, dependendo da avaria do componente, o fluido refrigerante não será resfriado no radiador. Superaquecido, o motor pode “fundir”, ou seja, algumas peças móveis no interior do motor podem atingir uma temperatura tal que, literalmente, fundem-se umas às outras. Por isso se utiliza o termo “motor fundido”, um dos problemas mais temidos pelos motoristas. O mau funcionamento da peça pode também elevar o consumo de combustível. Isso porque o motor consome mais combustível durante a fase fria - período compreendido entre a partida e o atingimento da temperatura ideal de funcionamento – e se a válvula permanece aberta, o motor vai levar um tempo muito maior para atingir a temperatura ideal.

Para preservar a válvula, a dica é sempre manter o fluido de refrigeração com o aditivo correto. Além disso, vale sempre a velha dica: manutenção preventiva evita dores de cabeça e gastos desnecessários.

Recentemente, a Marelli Cofap Aftermarket adicionou três códigos ao catálogo de válvulas termostáticas Magneti Marelli.

MMVT902.92C: Válvula termostática para Chevrolet CRUZE 1.8 (2012/2016); SONIC 1.6 (2012/2014) e TRACKER 1.8 (2014/2016);

MMVTK-20002: Conjunto Válvula Termostática (válvula termostática + carcaça + sensor) para Ford COURIER 1.6 Zetec Rocam (1990/2002); ESCORT 1.6 Zetec Rocam (2000/2002); FIESTA 1.0 (2000/2004) e KA 1.0 Zetec Rocam (1999/2009);

MMVTK-20003: Conjunto Válvula Termostática (válvula termostática + carcaça + sensor) para Ford COURIER 1.6 (2002/2007) 8V; ECOSPORT 1.0 (2003/2006) 8V; ECOSPORT 1.6 (2003/2005) 8V; FIESTA 1.0 (2002/2012) 8V e FOCUS 1.6 (2003/2007) 8V.

Para mais informações sobre os produtos Magneti Marelli acesse: www.mmcofap.com.br.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?