Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Magneti Marelli alerta sobre a qualidade das lâmpadas automotivas

Magneti Marelli alerta sobre a qualidade das lâmpadas automotivas

O sistema de iluminação dos veículos é de extrema importância para uma condução segura. Por isso, utilizar lâmpadas e componentes que atendam às normas e legislações vigentes é fundamental

Da Redação
02 de setembro de 2021

A fabricante disponibiliza para o mercado de reposição lâmpadas automotivas, de acordo com a marca, eles seguem o mesmo padrão dos equipamentos originais e com certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Produtos certificados proporcionam tranquilidade e segurança para usuários e reparadores, uma vez que atendem especificações que garantem o desempenho do produto. Recentemente, o IPEM – Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo –, autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça e órgão delegado do Inmetro, realizou uma operação com o objetivo de fiscalizar o mercado de reposição de lâmpadas automotivas, encontrando diversos produtos em desacordo com os parâmetros de qualidade exigidos pela normatização e regulamentação do Inmetro. A fiscalização coletou, no estado de São Paulo, lâmpadas de 20 marcas, entre 2019 e 2020, em fabricantes, distribuidores e varejistas, nas cidades de Cotia, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Paulo. A coleta do material foi realizada independentemente de denúncia ou suspeita sobre a qualidade dos produtos, nos modelos H4 e H7, as mais comuns nos automóveis.

Foram coletadas amostras de 20 marcas, entre as quais Magneti Marelli, que foram encaminhadas para laboratório acreditado junto ao Inmetro, para a realização ensaios conforme os requisitos da Portaria Inmetro 301/2011, que aprova os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Componentes Automotivos, e das normas NBR IEC 60809-1997 - Lâmpadas de filamento para veículos automotivos – Requisitos dimensionais, elétricos e luminosos e IEC 60809-2017 (Lamps for road vehicles – Dimensional, electrical and luminous requirements).

Foram realizados ensaios Dimensional, Elétrico e Fotométrico, com o objetivo de determinar a aderência das dimensões de bulbo e base, do consumo de energia elétrica e da fotometria aos parâmetros estabelecidos pela regulamentação.

O não cumprimento das especificações e parâmetros estabelecidos interferem no desempenho e na confiabilidade dos produtos, comprometendo a eficiência luminosa das lâmpadas e a segurança, já que, se tratando de componente elétrico, projetos mal dimensionados podem danificar o circuito elétrico do veículo e até causar incêndios.

Segunda Magneti Marelli, as lâmpadas halógenas comercializadas no aftermarket são produzidas com tecnologia de última geração: com bulbos revestidos em material que bloqueia os raios ultravioletas, evitando o amarelamento das lentes dos faróis dos veículos, produzidas em policarbonato. Elas também são livres de chumbo, componente agressivo ao meio ambiente, e atendem às normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Vale ressaltar, que o consumidor deve ficar atento ao realizar a troca das lâmpadas. Uma resolução do Contran que entrou em vigor neste ano não permite a substituição de lâmpadas por tecnologias diferentes das originais. Ou seja, se o seu carro possui lâmpadas halógenas, a troca deve ser feita por peças do mesmo tipo. Não é permitida a substituição pode lâmpadas de LED, por exemplo. Também deve ser respeitada a voltagem e a potência indicada no manual do proprietário do veículo.

Na substituição, outro alerta é em relação ao manuseio das lâmpadas, já que sujeiras ou marcas de dedo podem prejudicar o desempenho do produto.

O catálogo de lâmpadas da Magneti Marelli possui cerca de 88 códigos de produtos que atendem veículos leves, pesados, agrícolas e motocicletas. O portfólio é composto por lâmpadas para aplicação em todos os componentes de iluminação dos veículos, desde os faróis (alto, baixo e longo alcance), até luzes de posição, freio, pisca-pisca, ré e luzes de cabine.

Para mais informações sobre os produtos Cofap e Magneti Marelli acesse: www.mmcofap.com.br.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas