Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Magneti Marelli alerta para os cuidados com o sistema de ignição

Magneti Marelli alerta para os cuidados com o sistema de ignição

O bom funcionamento dos carros e das motocicletas está relacionado diretamente à manutenção do sistema de ignição

Da Redação
15 de abril de 2021

De acordo com a Marelli Cofap Aftermarket, qualquer variação nesse sistema pode reduzir a potência e o torque do veículo, aumentar o consumo de combustível e o nível de emissão de poluentes, além de provocar danos sérios ao motor. Por isso, a dica é: cuide sempre da manutenção preventiva para evitar estragos no carro ou na motocicleta e gastos que vão pesar no bolso.

O sistema de ignição é o responsável por criar a faísca que inicia a queima de combustível para o motor, gerando a energia necessária para a movimentação dos pistões e mantendo o motor em funcionamento. Ele é composto basicamente por velas, cabos e bobinas, que são componentes duráveis, mas que sofrem desgaste gradual e natural decorrente de sua utilização, o que acarreta a redução ou perda de características funcionais. Por isso, sempre que levar o carro ou motocicleta ao mecânico, o proprietário deve solicitar que seja feita uma verificação criteriosa no sistema de ignição.

A Magneti Marelli disponibiliza no mercado aftermarket sete tipos de velas de ignição para automóveis e dois para motocicletas. No caso das velas para automóveis são 59 códigos, que segundo a fabricante atende 90% da frota circulante, e que contemplam desde veículos antigos ou que não requerem características particulares, até componentes feitos em platina e irídio, que trazem as tecnologias mais avançadas do segmento em termos de material e desempenho. As famílias de velas Magneti Marelli são Standard, Resistive, Multi-E, V-Form, Planinum, Platinum IR e Iridium.

Já para as motocicletas são 22 códigos que atendem 95% da frota brasileira, divididos em dois tipos de velas: Standard (para modelos de motos que não contenham muitos componentes ou sistemas eletrônicos) e Resistive (destinado às motocicletas com injeção eletrônica, a gasolina ou flexfuel e também com carburadores).

A Marelli também oferece ao aftermarket bobinas de ignição e duas versões de cabos de vela, componente responsável por levar a alta tensão produzida pela bobina até as velas sem permitir fugas de corrente, garantindo uma ignição sem falhas. O primeiro tipo é resistivo, que tem o resistor instalado dentro dos terminais; e o outro é o supressivo, que possui o supressor instalado dentro do próprio cabo.

 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas