Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Magneti Marelli alerta para os cuidados com o sistema de ignição

Magneti Marelli alerta para os cuidados com o sistema de ignição

O bom funcionamento dos carros e das motocicletas está relacionado diretamente à manutenção do sistema de ignição

Da Redação
15 de abril de 2021

De acordo com a Marelli Cofap Aftermarket, qualquer variação nesse sistema pode reduzir a potência e o torque do veículo, aumentar o consumo de combustível e o nível de emissão de poluentes, além de provocar danos sérios ao motor. Por isso, a dica é: cuide sempre da manutenção preventiva para evitar estragos no carro ou na motocicleta e gastos que vão pesar no bolso.

O sistema de ignição é o responsável por criar a faísca que inicia a queima de combustível para o motor, gerando a energia necessária para a movimentação dos pistões e mantendo o motor em funcionamento. Ele é composto basicamente por velas, cabos e bobinas, que são componentes duráveis, mas que sofrem desgaste gradual e natural decorrente de sua utilização, o que acarreta a redução ou perda de características funcionais. Por isso, sempre que levar o carro ou motocicleta ao mecânico, o proprietário deve solicitar que seja feita uma verificação criteriosa no sistema de ignição.

A Magneti Marelli disponibiliza no mercado aftermarket sete tipos de velas de ignição para automóveis e dois para motocicletas. No caso das velas para automóveis são 59 códigos, que segundo a fabricante atende 90% da frota circulante, e que contemplam desde veículos antigos ou que não requerem características particulares, até componentes feitos em platina e irídio, que trazem as tecnologias mais avançadas do segmento em termos de material e desempenho. As famílias de velas Magneti Marelli são Standard, Resistive, Multi-E, V-Form, Planinum, Platinum IR e Iridium.

Já para as motocicletas são 22 códigos que atendem 95% da frota brasileira, divididos em dois tipos de velas: Standard (para modelos de motos que não contenham muitos componentes ou sistemas eletrônicos) e Resistive (destinado às motocicletas com injeção eletrônica, a gasolina ou flexfuel e também com carburadores).

A Marelli também oferece ao aftermarket bobinas de ignição e duas versões de cabos de vela, componente responsável por levar a alta tensão produzida pela bobina até as velas sem permitir fugas de corrente, garantindo uma ignição sem falhas. O primeiro tipo é resistivo, que tem o resistor instalado dentro dos terminais; e o outro é o supressivo, que possui o supressor instalado dentro do próprio cabo.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?