Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Johnson Controls atenta para necessidade de revisar a bateria dos veículos antes de sair para viajar

Johnson Controls atenta para necessidade de revisar a bateria dos veículos antes de sair para viajar

Ligar e desligar o motor sucessivamente em períodos curtos ou deixar luzes, faróis, lanternas e som ligados com o motor desligado são hábitos que podem reduzir significativamente a vida útil da bateria

Da redação
07 de janeiro de 2016

Antes de viajar, é fundamental incluir a bateria no check list de revisão do automóvel. Esse é o alerta de Marcos Randazzo, engenheiro de aplicação da Johnson Controls, fabricante dos produtos da Heliar. “O aconselhável é que a revisão da bateria aconteça a cada seis meses. Porém, muitas pessoas só se lembram de que ela existe quando surge um problema”, explica.

É necessário dar atenção ao alternador, peça-chave no sistema elétrico do veículo, responsável pelo abastecimento dos componentes eletrônicos quando o motor está em funcionamento. “Em geral, a revisão demora cerca de 10 minutos, que podem salvar o motorista de muitos transtornos durante os trajetos”, aponta Randazzo.

Ainda de acordo com Randazzo, é importante que a revisão da bateria seja realizada por profissionais especializados, que estejam atentos a quatro checagens: Funcionamento, Visual, Nível da água e Fixação.

 

Ligar e desligar o motor sucessivamente em períodos curtos ou deixar luzes, faróis, lanternas e som ligados com o motor desligado são hábitos que podem reduzir significativamente a vida útil da bateria. A instalação de acessórios que não são originais de fábrica ou não estavam previstos para o veículo, também podem resultar em problemas. A redução da vida útil pode ser causada por defeitos como: Sobrecarga (quando a bateria está recebendo uma quantidade de energia superior a que ela é capaz de suportar); Subcarga (quando o alternador não está enviando a quantidade necessária de energia); Fuga de corrente (quando o veículo consome carga mesmo desligado); Desequilíbrio elétrico (quando o alternador não consegue suprir a necessidade de energia demandada).

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas