Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. IQA lança plano estratégico voltado à Mobilidade no setor automotivo

IQA lança plano estratégico voltado à Mobilidade no setor automotivo

Instituto busca ratificar a importância do tema para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e da sustentabilidade das cidades inteligentes

Da Redação
13 de dezembro de 2021

A ONU estima que mais de 55% da população mundial vive em grandes centros urbanos atualmente e que esse número chegue próximo aos 70% em 2050. Para que esta mudança ocorra da forma mais suave possível, é necessário que as cidades, que hoje ocupam menos de 2% do globo, se adaptem em seus mais diversos aspectos, sendo a mobilidade um dos seus principais fatores. É dentro deste contexto que surge o terceiro pilar do projeto iQMX, marca da transformação digital instituída pelo Instituto da Qualidade Automotiva - IQA.

O projeto acompanha todas as ações do Instituto voltadas à inserção da qualidade dentro dos novos conceitos que impactam as sociedades modernas, voltadas ao compartilhamento de bens, maior sintonia ambiental e preocupações relacionadas ao bem-estar e a conectividade instantânea.

"Dentro desse contexto, ampliamos nossas atividades e serviços para atender às novas exigências do mercado", afirma Cláudio Moyses, diretor-presidente do IQA. "O horizonte é estabelecer em médio prazo um rol de possibilidades absolutamente novas e diversificadas, alinhadas com os novos desafios que o setor enfrenta, inclusive a lógica de mobilidade", completa.

Mais do que se deslocar do ponto A para o ponto B, o conceito de mobilidade inteligente e sua aplicação prática no dia das pessoas e das cidades se tornou cada vez mais presente no reposicionamento do setor automotivo diante das velozes mudanças que impactaram à sociedade, aceleradas pela crise sanitária mundial da Covid-19.

O conceito amplia o debate até então focado na expressão "deslocamento" para tratar de questões sobre acessibilidade internacional e local, sistemas de transporte modernos e sustentáveis e a disponibilidade de recursos providos pela tecnologia da informação e comunicação. Em uma visão mais abrangente de estudiosos da área, a mobilidade inteligente trata das soluções de deslocamentos suportadas pela coleta de dados disponíveis.

A tecnologia tem o poder de apoiar e transformar a forma como as cidades são pensadas. Com as redes 5G estando cada vez mais próximas da realidade do País, as cidades também passam a se tornar inteligentes, promovendo conectividade urbana, sustentabilidade e eficiência, além de criar novos empregos, novas indústrias e gerar benefícios econômicos.

O novo conceito de mobilidade também está diretamente relacionado à sustentabilidade e a tecnologia, tendo papel fundamental para a redução dos impactos ambientais nas diferentes formas de locomoção.

A sustentabilidade não está ligada apenas ao uso de veículos híbridos ou elétricos, mas também ao uso de diversas formas de locomoção e a maneira como as cidades se adaptam para receber essas mudanças, seja com semáforos inteligentes, faixas específicas para transporte público e carros híbridos ou com o estímulo à carona.

Ao introduzir o debate em torno de um conceito amplo de mobilidade, o IQA busca ratificar a importância do tema para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e da sustentabilidade das cidades inteligentes, focado na redução dos níveis de congestionamento resultantes da promoção do transporte público eficiente e de baixo custo, comercialização de serviços de locomoção por intermédio de dispositivos móveis e redução nos impactos negativos do deslocamento na qualidade de vida das pessoas.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas