Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Indícios de fadiga ou quebra do coxim de motor

Indícios de fadiga ou quebra do coxim de motor

Barulho e vibração no veículo podem indicar problema no coxim do motor

Da Redação
10 de setembro de 2021

Item fundamental no veículo, o coxim do motor fixa o motor e o câmbio à carroceria e tem a importante função de evitar que a vibração provocada pelo motor passe para dentro da cabine. Basicamente, há dois modelos de coxim - o tradicional, feito parte de aço, chapa ou alumínio e a liga de borracha e o coxim hidráulico, que além destes componentes, conta com câmaras hidráulicas internas. 

Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, explica: “Atualmente, esse coxim é muito popularizado devido à melhor absorção das vibrações de baixa frequência”.

Componente bastante exigido, com o tempo, o coxim pode perder a eficiência. Silva revela alguns sinais que podem indicar que o coxim está fadigado ou quebrado. “Há aumento de vibração na cabine do veículo ou balanço excessivo na alavanca do câmbio em arrancadas e freadas”, alerta.

Caso o coxim quebre haverá um desalinhamento do conjunto motor e câmbio prejudicando o funcionamento de todo o sistema, inclusive do sistema de transmissão.

Segundo o gerente, caso o coxim tenha que ser trocado, o serviço deve ser feito por um mecânico especializado, pois, frequentemente, deve ser usada ferramentas especiais para fazer a substituição do componente.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Volkswagen Tera é o SUV mais vendido do Brasil em setembro de 2025
Pitstop
Pitstop
Fiat Fiorino completa 45 anos: uma trajetória de liderança, inovação e versatilidade no Brasil
Pitstop
Pitstop
Importância e Processo de Fabricação de Cabeçote de Motores