Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Haldex apresenta novos conceitos em freios para veículos autônomos e semiautônomos

Haldex apresenta novos conceitos em freios para veículos autônomos e semiautônomos

A fabricante de freios aproveitou a Fenatran 2019 para apresentar as novas soluções em freios com arquitetura aberta que podem ser customizados

Da Redação
25 de outubro de 2019

Sistema de freio

Durante o evento, foi possível entender melhor sobre esses novos conceitos que já demostram o futuro da eletrificação em freios e na condução autônoma.

Segundo Haldex, os produtos já estão em testes e traz um novo conceito, o FABV (Fast Acting Brake Valve), é um sistema composto por válvulas de alto desempenho que são instaladas próximas às rodas do veículo. Além de dar uma resposta dez vezes mais rápida ao contrário dos sistemas convencionais, o FABV possibilita maior estabilidade do veículo, reduzindo em até 15% de distância da parada.

Outro produto que segue as novas tendências de eletrificação em freios para veículos comerciais autônomos, semiautônomos e elétricos é o EMB (Electromechanical Disc Brake), que também possibilita um aumento de desempenho com redução de 15% da distância de parada, em comparação com os sistemas de freios pneumáticos atuais. De acordo com a fabricante, o sistema eletromecânico e o EMB, traz uma redução significativa no consumo de combustível com um melhor tempo de resposta.

Apesar de serem sistemas independentes, é possível que o veículo trabalhe com as duas soluções. Gerente de engenharia e vendas OEM da Haldex do Brasil, Luiz Stopa, a combinação do FABV e do EMB traz benefícios que vão desde uma maior estabilidade e segurança, com um tempo de resposta quase imediato e distância de parada próximo ao limite físico teórico. “Com o conceito de arquitetura aberta e a capacidade de personalização dos sistemas, em conjunto com os fabricantes, é possível aproveitar toda a tecnologia embarcada no veículo, reduzir custos de produção e oferecer ao mercado um conceito de segurança e economia no transporte rodoviário, que ainda é o principal meio de transporte de cargas no Brasil”, acentua Luiz Stopa.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas