Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Há 25 anos a Bosch apresentava o ESP® , levando mais segurança e menos acidentes por derrapagens

Há 25 anos a Bosch apresentava o ESP® , levando mais segurança e menos acidentes por derrapagens

De acordo com a empresa, ao redor do mundo já são 82% dos veículos novos de passeio que saem de fábrica equipados com o sistema

Da Redação
22 de julho de 2020

Uma estrada molhada e uma manobra evasiva repentina: houve um tempo em que tal situação terminava com o veículo em uma vala ou contra um guard rail e, não raramente, com mortes ou ferimentos graves. Há 25 anos, a Bosch e a Daimler-Benz apresentaram uma solução para o problema e lançaram o primeiro veículo equipado de série com o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®), o Classe S. Desde então, a tecnologia mantém os veículos seguros nas ruas e estradas, inclusive em situações críticas de dirigibilidade.

Pesquisadores da Bosch estimam que, somente na União Europeia, o sistema anti-derrapagem já salvou mais de 15 mil vidas nos últimos 25 anos, além de evitar aproximadamente meio milhão de acidentes com lesão corporal. Junto ao cinto de segurança e ao airbag, o ESP® é um dos mais importantes “salva-vidas” em um veículo. 

Harald Kroeger, membro do conselho de administração da Bosch mundial, afirma: “O desenvolvimento do Programa Eletrônico de Estabilidade foi um marco na busca pela ‘visão zero’, que visa o fim das mortes nas rodovias”, e acrescenta: “O ESP® é um excelente exemplo do que entendemos por tecnologia para a vida”.

Apesar dessa inovação ser de 1995, não há nada de desatualizado nela: a Bosch tem aprimorado continuamente seu sistema anti-derrapagem e já produziu mais de 250 milhões de sistemas ESP®. Atualmente, é inconcebível um carro moderno sem este “anjo da guarda” eletrônico.

Análises de mercado da Bosch mostram que em 2019 o ESP® já estava presente em pelo menos 44% dos veículos de passeio vendidos no Brasil, taxa de instalação que vem crescendo ano a ano. Item de segurança mandatório desde o início de 2020 para veículos leves novos, a partir de 2022 também passará a ser obrigatório para todos os veículos leves comercializados no mercado nacional. 

Michel Braghetto, gerente de Marketing da Divisão Bosch Chassis Systems Control no Brasil, destaca: “A resolução CONTRAN 567/15, que define a obrigatoriedade dessa tecnologia, é uma enorme conquista no quesito da segurança veícular para a sociedade brasileira, pois muitas vidas serão salvas, além de evitar um expressivo custo social”.

O ESP® pode evitar até 80% de todos os acidentes causados por derrapagem

O Programa Eletrônico de Estabilidade é um item essencial, especialmente quando as rodovias estão molhadas, escorregadias, ao desviar de obstáculos inesperados como, animais na estrada ou até mesmo ao fazer uma curva brusca e fechada. Até 80% de todos os acidentes por derrapagem podem ser evitados com o ESP®. Essa tecnologia combina as funções do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) e o Sistema de Controle de Tração (TCS), além de detectar movimentos de derrapagem do veículo e agir de forma a neutralizá-los prontamente.

O sistema utiliza informações sobre a dinâmica do veículo para detectar se ele está na mesma direção em que o motorista deseja. Caso haja discrepância entre estes dois fatores, o ESP® intervém. Pode parecer simples, mas o processo é, de fato, complexo. Sensores inteligentes auxiliam na comparação do ângulo de esterço e a trajetória do veículo 25 vezes por segundo. Se os dois divergirem, o ESP® reduz o torque do motor automaticamente e freia as rodas individualmente. Dessa forma, o sistema ajuda o motorista a evitar que o veículo derrape, cortando o acidente pela raiz.  

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas