Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Gerenciamento de risco através das novas tecnologias contribui para a diminuição do roubo de cargas

Gerenciamento de risco através das novas tecnologias contribui para a diminuição do roubo de cargas

O índice de roubos de cargas nas rodovias brasileiras apresentou um aumento significativo nos últimos anos.

Da Redação
22 de fevereiro de 2015

Segundo a FreightWatch International, maior consultoria especializada neste setor, o índice de roubos de cargas nas rodovias brasileiras apresentou um aumento significativo nos últimos anos. O Brasil é campeão mundial neste segmento e está à frente de países como México, África do Sul, Somália e Síria.

Os roubos nas estradas paulistanas apresentaram um aumento de 10,6% nos primeiros oito meses de 2014 e 59,6% nas vias fluminenses no mesmo período. Juntos, os dois estados representam mais de 50% de todos os roubos de cargas no Brasil. O impacto na perda para os produtores varia de R$ 1 bilhão e R$ 50bilhões/ ano.

A insegurança dos motoristas autônomos de fretes, das empresas e também dos proprietários de carga tem feito com que os investimentos no setor de tecnologia e segurança cresçam a cada ano. Ainda segundo o estudo da FreightWatch International, o custo com segurança das frotas de caminhões representa 12% do faturamento bruto das empresas de logística.

Diante do aumento nas ocorrências e da necessidade em adotar medidas que garantissem mais segurança para o setor, a 3T Systems, desenvolveu algumas tecnologias para auxiliar na prevenção e no combate ao roubo de cargas:

• Localizador: Permite a visualização do veículo em tempo real, a partir de qualquer computador ou smartphone, disponibilizando a posição atual por meio de uma central, a 3T Web, que possui um software exclusivo de monitoramento. Outra ferramenta bastante solicitada é o Rastreador 3T, que assegura o acompanhamento dos veículos online, sem a necessidade de instalação de software no veículo.

• Carga Monitorada 3T: Possibilita a programação de regras de maneira flexível, rápida e segura, obtendo, assim, uma melhor solução para gestão de frota, principalmente no que diz respeito à segurança de carga.

• Desempenho: trata-se de um sistema que oferece informações sobre velocidade, frenagens, aceleração e curvas. E, com isso, é possível implementar melhores práticas de condução, com o intuito de reduzir acidentes e, principalmente, excedentes com custos operacionais. Além do mais, com o Desempenho, a 3T Systems comprovou uma economia de até 15% em diesel, pneus e manutenção, de veículos.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas