Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Fórmula Ford: Escola de campeões adoto novo regulamento e chassi em 2015

Fórmula Ford: Escola de campeões adoto novo regulamento e chassi em 2015


Com a mudança, será adotado um novo chassi monobloco de fibra de carbono na categoria, que atende os padrões de segurança da Fórmula 3 da FIA.

Da Redação
03 de julho de 2014

A Fórmula Ford vai adotar o regulamento da Fórmula 4 da FIA a partir da temporada de 2015, reforçando o seu papel como categoria de formação de pilotos, na qual já despontaram grandes campeões da Fórmula 1 como Ayrton Senna. A mudança foi confirmada com a assinatura de um contrato com a Motor Sports Association (MSA), entidade que regulamenta a categoria na Grã-Bretanha.

 

Com a mudança, será adotado um novo chassi monobloco de fibra de carbono na categoria, que atende os padrões de segurança da Fórmula 3 da FIA. Os carros continuarão a ser equipados com o motor Ford EcoBoost 1.6, que já provou sua potência e durabilidade nas três últimas temporadas da Fórmula Ford.

"Estamos muito satisfeitos de anunciar nossos planos para o futuro da Fórmula Ford, após muitos meses de trabalho em colaboração com a MSA e a FIA”, disse Gerard Quinn, chefe da Ford Racing na Europa. "A FIA tem como objetivo estabelecer um caminho claramente definido em direção à Fórmula 1 e criou regras para garantir padrões consistentes de organização, imparcialidade técnica, relevância desportiva e estabilidade. Em sua história de 47 anos, a Fórmula Ford deu uma contribuição enorme para o automobilismo e estamos muito satisfeitos de que ela continuará na vanguarda do desenvolvimento de jovens pilotos."

 "Este é um avanço importante para o automobilismo. A MSA está comprometida com o desenvolvimento de talentos e acreditamos que a nova Fórmula Ford irá oferecer a melhor experiência de aprendizagem para jovens pilotos", disse Rob Jones, chefe executivo da MSA.

 O novo regulamento prevê um chassi de fibra de carbono, aerofólios dianteiro e traseiro, pneus slick e troca de marchas semiautomática no volante, desenvolvidos para atender o limite de custo de 38.000 libras esterlinas estabelecido pela FIA. A série prevê um programa de 30 corridas por ano.

 Formação de pilotos

A Fórmula Ford foi criada em 1967 e logo se tornou um sucesso: em 1968 havia três campeonatos distintos no Reino Unido e dois anos depois esse número cresceu para sete. A Fórmula Ford chegou ao restante da Europa e aos EUA em 1969, e em 1971 ao Brasil.

A Fórmula Ford foi importante para o desenvolvimento da carreira de muitos campeões mundiais, como Ayrton Senna, Nigel Mansell e o maior vencedor do esporte, Michael Schumacher. Campeões como James Hunt, Emerson Fittipaldi, Jody Scheckter, Damon Hill, Mika Hakkinen e Jenson Button também passaram pela categoria.

Nos últimos anos, a Fórmula Ford evoluiu e se adaptou aos avanços da competição e à busca constante para melhorar a segurança dos pilotos. Em 1995, os motores originais Kent 1.600 deram lugar ao Zetec 1.8, mais potente. Este foi substituído em 2006 pelo Duratec 1.6. Em 2012, o motor turbo EcoBoost 1.6 do Fiesta ST foi adotado pela Fórmula Ford, junto com uma série de medidas de segurança que levaram ao chassi atual.

 

As mudanças previstas para 2015 permitirão à Fórmula Ford manter sua posição invejada de ponto de partida para a carreira de aspirantes a campeões do mundo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?